Batizada com um nome que homenageia a figura máxima da monarquia britânica, Lilibet Diana, a filha de nove meses de Harry e Meghan Markle, parece ser mais um elemento do afastamento entre o mediático casal e a família real.
Segundo Brian Hoey, analista real britânico, e autor de diversos livros sobre a família real, a rainha de 95 anos, e que recentemente esteve infetada pela Covid-19, tem-se mostrado “desesperada” por conhecer a criança. De acordo com o jornal The Express, Isabel II ainda não teve a oportunidade de privar tempo com a bisneta, que já veio a nascer em solo norte-americano. A rainha já pôde ver Lilibet, mas apenas através de videochamadas.
“Tenho ouvido isto de pessoas ligadas à equipa que trabalha de perto com a família real, e parece que ela [Rainha Isabel II] está mesmo desesperada em tentar conhecer a bisneta. Pessoalmente acho que a rainha iria adorar conhecê-la. Dou por mim a imaginar como seria, de certeza um momento emocionante”, refere Brian Hoey na entrevista.
A verdade é que, apesar da quebra dos elos de ligação entre Harry e a restante família real, a filha do príncipe com Meghan Markle foi batizada com um nome que faz homenagem à rainha, já que Lilibet era o apelido por que Isabel II era conhecida e tratada durante a sua infância. O segundo nome da bebé, Diana, pretende manter viva a memória da mãe de Harry, a ‘princesa do povo’.
Desde a renúncia de Harry aos títulos da família, em abril de 2020, o marido de Meghan Markle só esteve no Reino Unido por duas vezes: uma para o funeral do avô, o príncipe Filipe de Edimburgo, e uma segunda para marcar presença na inauguração de uma estátua em homenagem à mãe.
Mãe de Meghan Markle usa vestido da filha em noite especial
Depois de terem deixado Inglaterra, o casal passou um breve período no Canadá, antes de se mudarem para a Califórnia, onde permanecem. Para além de Lilibet ainda não conhecer o país natal do pai, também Archie Harrison, primeiro filho do casal e nascido no Reino Unido, ainda não voltou à ilha britânica.
Contudo, segundo o The Express a imprensa britânica tem vindo a noticiar uma vontade crescente de Harry em restabelecer conexões com a família. Mas, com a renúncia aos títulos monárquicos, o irmão de William perdeu a equipa de segurança assegurada pela Metropolitan Police de Londres. Harry poderá agora estar reticente pela falta de apoio das autoridades locais para a realização da viagem.