Princesa Leonor prepara-se para iniciar carreira militar que irá durar três anos

A filha mais velha de Felipe VI e de Letizia comemora 18 anos em outubro.

OVIEDO, SPAIN – OCTOBER 28: Crown Princess Leonor of Spain attends the “Princesa De Asturias” Awards 2022 ceremony at Oviedo Bullring on October 28, 2022 in Oviedo, Spain. (Photo by Carlos Alvarez/Getty Images)
OVIEDO, SPAIN – OCTOBER 28: Crown Princess Leonor of Spain attends the “Princesa De Asturias” Awards 2022 ceremony at Oviedo Bullring on October 28, 2022 in Oviedo, Spain. (Photo by Carlos Alvarez/Getty Images)

Famosos

Vai ser um passo muito importante para a contínua educação e início de carreira de Leonor, princesa das Astúrias, a filha mais velha de Felipe VI e de Letizia.

A completar 18 anos no final de outubro, vai ser em setembro que a jovem irá dar início a três anos de formação militar, precisamente para uma forte e concisa preparação sobre tudo o que precisa de saber uma futura herdeira ao trono espanhol.

Segundo o jornal El País, Leonor vai passar por três academias diferentes: a do exército (Zaragoza), da marinha (Marín), e da aeronáutica (San Javier), locais onde irá dar início à sua preparação para, futuramente, as responsabilidades como Comando Supremo das Forças Armadas sejam atribuídas todas a si, como Chefe de Estado. Um papel que é agora assumido pelo pai.

O decreto real foi aprovado esta terça-feira, 14 de março, e, como refere a publicação citada, com ele dissipam-se duas dúvidas que a imprensa ainda tinha por esclarecer.

No caso, não se sabia, até ao momento, se Leonor iria estudar, durante os três anos, em três academias diferentes (como aconteceu com o pai) ou se, por outro lado, teria um plano mais curto e adaptado. Por outro lado, também não era claro se estes planos não seriam adiados até a princesa das Austúrias terminar os estudos universitários. No entanto, Leonor vai seguir tudo igual a Felipe VI.

Do futebol para a coroa? Princesa Leonor poderá estar apaixonada por jogador da seleção espanhola

O El País refere que o rei “tinha especial interesse” em que a formação da filha fosse feita “o mais rapidamente possível“, assim que a própria terminasse os estudos secundários, em maio próximo.

Começar desde logo a sua formação no exército vai permitir que Leonor aprenda com futuros militares da sua geração: “Esta é uma notícia magnífica porque evidencia o normal funcionamento das instituições“, sublinhou o ministro da Defesa.

Quanto custa estudar no colégio das filhas de Letizia?