Pai recentemente, e a viver uma fase feliz mas agitada, já que o filho nasceu prematuro, estando ainda internado numa unidade de neonatologia, a receber tratamentos, o ator Pedro Barroso entrevistou a mãe, Ana Gonçalves, na emissão desta quarta-feira, 11 de maio, do programa ‘Júlia‘.
Entre alguns assuntos que mãe e filho abordaram cara a cara, o ator acabou por recordar o período em que viveu dependente do consumo das drogas, e como isso o afetou pessoal e fisicamente, assim como nas relações com os outros, sobretudo no seio familiar.
Ao referir que sempre se assumiu como um adolescente rebelde, a morte da avó de Pedro Barroso, Amélia, em 2017, foi para o ator “o acontecimento mais triste da sua vida“, e que acabou definir um caminho ligado às adições.
Pedro Barroso surge a cantar para o filho recém-nascido: “Acalma sempre”
“Há um período conturbado na minha vida, sobretudo quando a avó Amélia parte, em que eu preciso de fazer uma paragem na minha vida, e eu não a consigo esquecer isto porque foi tudo feito com a ajuda de muitas pessoas, e com a tua ajuda também“, começou por dizer o ator, em declarações à mãe, e sem conseguir controlar as lágrimas.
“Há uns anos podia ser apontado como um dos melhores atores da minha geração, mas isso pouco importava, naquela fase e naquele momento eu só queria desistir de tudo. Há muitos caminhos que sei que não vou seguir, por dentro deste meio. Sempre me apontaram como o rebelde, mas eu apenas sabia que não queria ir por aí. Mas foi só quando a avó partiu é que eu realmente senti que tinha de parar“, confessou.
Pedro Barroso acabou por assumir o seu problema com as drogas, e afirmou ter entrado num processo de tratamento enquanto gravava um projeto de ficção. “Estive cinco meses em tratamento, e saía para ir gravar, um projeto exigente, mas foi gratificante, fazia-me sentir normal. É este o caminho que eu preciso, foi o que me fez sentir humano“, referiu.
Questionando a progenitora sobre as suas principais emoções durante esta conturbada fase do filho, Ana Gonçalves não hesitou em referir: “É um momento dificil para qualquer pai, mas eu às vezes achava que tinha ficado sem braços, queria e não podia chegar a lado nenhum. Há um lado de impotência, um lado de não querer pensar, mas há também um lado de quem acreditava na vida, e de alguém que não queria, de todo, desistir de ti“, disse.
“Sempre quis acreditar na vida e no amor, e sempre foi importante dizer-te, vezes sem conta, que tu és importante. O resto, é o resto. Os outros pouco importam. Sempre te deixei isto como mensagem, para que conseguisses interiorizar que não conheço ninguém na vida que não tenha batido uma vez contra o muro. Mas nunca baixei os braços, mesmo quando nessa altura não os tinha“.
A mãe do ator comentou ainda as reações da opinião pública em relação ao ator, referindo que nunca teve vergonha desta fase mais difícil do filho: “O mundo está pejado de gente sem desculpas para aquilo que é. E no teu caso, e no caso de pessoas que já perdi devido a vícios, eu não quis que tu desistisses, e queria só que levantasses a cabeça e seguisses em frente. As palavras foram minhas, mas foste tu que o fizeste. Sinto-me grata por essa tua força interior“, rematou.
Recorde que Pedro Barroso vive uma relação com Mariana Marques, e os dois foram pais pela primeira vez, a 22 de abril, depois de terem revelado que o filho iria nascer prematuro.