Fábio Lopes, mais conhecido como Conguito, é locutor de rádio na Mega Hits, e tem o seu nome está no topo das tendência no Twitter, mas as razões não são as melhores. O também apresentador é fundador do clube Villa Athletic Club que segundo a imprensa desta terça-feira, dia 18, atravessa um mau período.
Segundo o Record, jogadores do clube confrontaram o comunicador à porta do Grupo Renascença, em Lisboa. Em causa estarão atrasos nos pagamentos, mas também falta de condições como equipamentos. A Tribuna dá conta de que no último domingo, dia 16, a equipa terá jogado com equipamentos emprestados e “sem equipa técnica que orientasse os jogadores a partir do banco de suplentes”.
Conguito fundou o clube há apenas quatro meses. A equipa de futebol de Ponte de Sor, mas treina na Grande Lisboa e de acordo com o Record, que avançou com a notícia, os jogadores não têm treinos há mais de três semanas com Edinho, a reagir nas redes sociais, na passada segunda-feira, dia 17.
“Ainda estou para saber quem és, Conguito. Principalmente como é possível fazeres (…) isto a 24 jogadores. (…) Há gente à espera do pagamento dos salários em atraso! Jogadores recusaram-se a ir para outros projetos, jovens despediram-se por [lhes] venderes um sonho”, disse o jogador que afirma que jogadores foram colocados numa casa sem alimentação e sem água quente.
“Paga o que deves” e as redes sociais do clube
“Paga o que deves” é o comentário mais comum na última foto de Conguito no Instagram. Nos comentários surgem ainda declarações que acusam o comunicador de apagar e bloquear comentários assim que saiu a notícia na imprensa.
Mas também a conta das redes sociais do Villa Athletic Club, que estava pública, está agora em modo privado. Contudo, o site do Fama Show verificou que também aqui não faltam acusações nos comentários.
“Tiveram um furo?”, “Não apareceram no jogo?”, “#AcabaVilla”, “Vergonhoso” e “Será que o clube vai responder a este comentário?”, são apenas alguns dos exemplos. No Twitter, onde o nome de Conguito se tornou viral, há vários tweets que dizem que o presidente do clube não atende o telemóvel há vários dias.
O site do Fama Show tentou contou a agência Notable, que representa apresentador. “Este é um projeto pessoal do nosso agenciado, em que não estamos envolvidos“, responderam ao email.*
A resposta de Conguito
“O Villa Athletic Club nasceu com o propósito de cumprir uma missão maior: ser um clube de oportunidades, impulsionar a carreira e sonhos de jovens atletas, contribuindo ainda para o desenvolvimento de uma região no interior do País, onde, infelizmente, existem cada vez menos jovens.
Era este o meu sonho, criar um clube, que contrariasse a lógica do negócio, muitas vezes, associada ao futebol. Humildemente, reconheço que estão a ser dias muito difíceis. Os investimentos iniciais previstos não se concretizaram e estamos a ter algumas dificuldades ao nível de patrocínios diretos com marcas.
Somos uma equipa pequena mas dedicada inteiramente ao Villa Athletic Club e a encontrar todas as soluções de viabilização deste projeto, junto das demais instituições. Não desistimos das Pessoas. Foi por elas que nasceu o Clube. O Villa Athletic Club é delas e não apenas o Clube do Fábio Lopes“, diz Fábio Lopes em comunicado aos meios de comunicação.
*atualização Às 18h41 com resposta da Notable e declarações de Conguito