A notícia deixou os seguidores mais atentos da monarquia britânica em choque! Carlos III tem cancro, e está já a iniciar os tratamentos contra o problema oncológico.
Recentemente, e ao mesmo tempo que Kate Middleton também esteve a lutar contra um problema de saúde, foi revelado um primeiro diagnóstico do rei – que foi submetido a uma operação à próstata.
No entanto, esta segunda-feira, 5 de fevereiro, o palácio de Buckingham revelou esta nova situação clínica de Carlos. Segundo anotado até ao momento, tratar-se-á de um problema diferente, ainda que não tenham sidos revelados mais detalhes.
Ainda assim, o dia a dia do rei acabará por, obrigatoriamente, mudar. Como escreve a revista Hola!, ainda que não tenham sido partilhadas mais informações, é sabido que Carlos III estará já ausente de alguns eventos públicos.
Watch live: View of Buckingham Palace after King Charles' cancer diagnosis https://t.co/OShl24fSyt
— The Independent (@Independent) February 6, 2024
Acima de tudo, canceladas estarão visitas de Estado, que obriguem o monarca a ausentar-se do país. Contudo, o restante da agenda irá manter-se (ou pelo menos, é essa uma das tentativas).
Carlos III poderá continuar ativo nas tarefas que não o obriguem a sair da sua residência oficial. É o caso das audiências semanais (e privadas) com o primeiro-ministro do país, Rishi Sunak.
O papel de Camilla Parker Bowles nesta fase
A Hola! já referia também que, nos últimos tempos, e com os problemas de saúde não só de Carlos como também de Kate, a atual agenda pública da casal real tem sido mais suportada pela princesa Ana e pelos duques de Edimburgo.
Mas agora, esta nova situação deve vir reforçar os poderes da rainha, Camilla Parker Bowles, até então apenas dedicada a acompanhar o marido.
Conforme confirma o Palácio de Buckingham, a monarca vai dedicar-se a tempo integral às atividades oficiais, não descurando, ainda assim, o seu tempo ao lado do marido.
Camilla ficará a lidar com duas agendas – entre a oficial, e a dos acompanhamentos ao lado de Carlos.
Conheça em detalhe o refúgio onde Kate Middleton está agora a recuperar pós-operação