O famoso ‘chef’ Michel da Costa, distinguido na década de 1970 com o Guia Michelin, morreu esta sexta-feira, dia 18 de março, aos 77 anos, numa informação confirmada pelo grupo de restauração Olivier, e noticiada por vários órgãos de comunicação.
Michel da Costa tornou-se um nome maior dentro da cozinha portuguesa depois de se ter celebrizado na televisão portuguesa, aos participar em programas da RTP, entre as décadas de 70 e 80, e também na SIC, já na década de 1990.
Nascido em Marrocos, quando este território era um protetorado francês, e naturalizado português, o chefe de cozinha, com formação em França, foi responsável pela mesa de 5040 metros que em 1998 inscreveu a inauguração da Ponte Vasco da Gama no Livro de Recordes do Guinness, com uma feijoada que serviu mais de 15 mil pessoas.
O grupo de restauração lembra que Michel da Costa foi também “responsável pelo banquete de entrada de Portugal na União Europeia (então CEE)” e “representou o país em várias ocasiões em cidades como Viena, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Maastricht e Sidney”, pode ler-se.
O chefe Olivier, filho de Michel da Costa, também já se pronunciou sobre a morte do pai: “Foste hoje e foi melhor assim, fica a memória dos teus dias de glória e de família, e é como eu gosto de me lembrar de ti“, começou por escrever.
“Podíamos ter sido muito fortes juntos, mas o destino decidiu irmos cada um para seu lado. Ficas na minha memória como o melhor chefe de sempre em Portugal, um mentor e um professor. Amo-te papá, descansa em paz“, depois de partilhar uma imagem de Michel da Costa no Instagram.