O antigo jogador e técnico brasileiro Mário Zagallo morreu na sexta-feira, aos 92 anos, de acordo com a conta oficial do ex-desportista na rede social Instagram.
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mário Jorge Lobo Zagallo”, pode ler-se na nota de pesar.
“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, lê-se ainda.
Apelidado de “o professor“, Zagallo teve um papel fundamental em quatro dos cinco títulos mundiais conquistados pela seleção brasileira. Como jogador, conquistou dois troféus: em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile. Já do banco, conduziu a seleção brasileira ao título no México, em 1970, e foi coordenador técnico na conquista do título de 1994, nos Estados Unidos.
Voltou aos comandos da seleção em 1998, quando o Brasil de Ronaldo perdeu a final do Mundial frente à França por 3-0, no Stade de France, em Paris.
.Zagallo, imortalizado com uma estátua à frente do estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, esteve ainda à frente da seleção do Kuwait, entre 1976 e 1978, e da equipa dos Emirados Árabes Unidos, nos anos 1989 e 1990.