Clarence Gilyard, que virou as costas a Hollywood para se tornar professor de cinema e teatro, morreu aos 66 anos após sofrer de uma doença prolongada.
A triste notícia foi divulgada em comunicado pela College of Fine Arts de Las Vegas, da Universidade de Nevada, onde o ator dava aulas.
“O professor Gilyard foi um farol de luz e força para todos ao seu redor. Sempre que perguntávamos como ele estava, ele declarava alegremente que era ‘abençoado!’. Mas nós somos realmente aqueles que foram abençoados por ser seus colegas e alunos por tantos anos. Amamos-o e sentiremos muito a sua falta, Professor G!”, disse a diretora de cinema da escola, Heather Addison.
O ator estreou no cinema em ‘Top Gun: Ases Indomáveis’ (1986) onde interpretou a personagem Marcus ‘Sundown’ Williams, o piloto que substituía temporariamente Goose (Anthony Edwards) como parceiro de Maverick (Tom Cruise).
O seu papel mais notável foi o de Theo, o especialista informático do grupo de terroristas de ‘Assalto ao Arranha-Céus’, o primeiro ‘Die Hard’, de 1988. E ficou célebre pelo papel de James “Jimmy” Trivette, o parceiro de Chuck Norris da série ‘Walker, O Ranger do Texas’ (1993-2001), ao longo de oito temporadas.