A representante portuguesa no Festival Eurovisão da Canção 2022, MARO, conseguiu carimbar o seu passaporte para a grande final da competição. Com o tema ‘saudade, saudade’, composto pela própria em parceria com o músico John Blanda, Portugal prepara-se para voltar a subir ao palco de Turim, em Itália, já no próximo sábado, dia 14 de maio.
Na primeira semifinal, a cantora foi a 10.ª candidata a apresentar-se nas televisões de toda a Europa, e conseguiu também ficar entre os dez países mais votados pelo júri nacional, e pelo público, passando assim à próxima etapa, e mantendo-se na corrida pela vitória.
Num tema dedicado ao avô, que morreu no final de 2020, MARO foi acompanhada por um coro composto por cinco vozes femininas: Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro, e Milhanas, cantora que, na última semana, chegou a testar positivo para a Covid-19, conseguindo recuperar a tempo para se juntar ao grupo.
Com uma atuação mais polida em termos visuais do que a apresentação feita no Festival da Canção, Portugal mantém-se agora na 11.ª posição entre os favoritos à vitória. Também apurados esta noite estão a Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Ucrânia, Moldávia e Países Baixos.
Quem é MARO?
MARO é o nome artístico adotado por Mariana Secca, jovem de 27 anos que começou a sua carreira musical depois de publicar vídeos no YouTube, em que convidava outros artistas para interpretarem com ela temas em colaborações remotas.
Formou-se na Berklee College of Music em 2017, e tomou então a decisão de se mudar para Los Angeles em vez de voltar para casa. No seu primeiro ano na Califórnia, MARO lançou seis álbuns totalmente escritos e produzidos por si.
Durante esse período, os vídeos que foi partilhando no Instagram colocaram-na no radar do vencedor de quatro Grammys, Jacob Collier. Jacob convidou MARO para se juntar, como vocalista e instrumentista, à banda que se estreava nessa digressão. A artista é agenciada por Quincy Jones, um reputado produtor musical dos Estados Unidos.
Agora com Portugal na final, o que se segue?
MARO volta a subir ao palco do PalaOlimpico, arena de Turim, já no próximo sábado, dia 14 de maio, onde passa a competir pela vitória. Até ao momento, ainda não se sabe em que lugar Portugal voltará a atuar, estando essa decisão a cargo da organização do certame.
Na próxima quinta-feira, dia 12, decorre ainda a segunda semifinal da competição, com mais 18 países a competir pelas últimas dez vagas da final.
Até ao momento, a Ucrânia, representada pelos Kalush Orchestra, continua como a grande favorita ao triunfo, com as casas de apostas a sugerirem mais de 40% de probabilidade de vitória. A Itália, país anfitrião, surge em segundo lugar. Reino Unido, Suécia e Espanha fecham o top 5.