Foi numa conversa no Alentejo em sua casa, e de Manuel Luís Goucha, que Rui Oliveira recebeu Júlia Pinheiro para uma conversa com o empresário sobre a sua infância, paixões, o casamento e aquilo que é a sua vida atual.
Os relacionamentos com mulheres e a paternidade
Rui Oliveira viveu 18 anos na Bélgica e passou por inúmeras profissões, de jardineiro a chef de cozinha. Durante a entrevista, o empresário revela que teve uma relação longa com uma portuguesa onde equacionaram ser pais e outra adúltera. “Éramos muito amigos e apaixonámo-nos. A senhora era casada e não queria divorciar-se“, refere.
Na entrevista Rui Oliveira acredita que todos os seres humanos nascem bissexuais e que o ambiente e a sociedade molda depois para uma preferência. A paternidade voltou a ser assunto quando o ‘homem dos sete ofícios’ explicou considerou a adotar uma criança ao lado do famoso apresentador.
“O Manel Luís entrega-se muito ao trabalho. Estuda de manhã e prepara os programas. Pelas nove da noite já tem que estar tudo calmo. E ele tem que descansar muitas horas para acordar muito cedo. Imagina uma criança com uma otite ou uma cólica chorar durante a noite“, exemplifica provocando uma gargalhada de Júlia Pinheiro que discordou simpaticamente da sua opinião.
O casamento com Manuel Luís Goucha
Estão juntos há 23 anos e casaram em 2018. “Hesitei porque era uma figura pública”, confessa sobre o início do relacionamento. Conheceram-se num jantar que levou a outro, sempre com amigos em comum. Rui Oliveira adianta que simpatizou com o comunicador, mas não pensou em mais nada. Suspeitou que haveria algo mais quando se despediu. “Quase que se derreteu nos meus braços a rir”, explicou.
A iniciativa partiu de Goucha. “Tocou-me à campainha. Sem avisar”, conta o empresário. Tomaram um chá e mais tarde com planos a dois, a relação tomou a sua forma.
“Eu não tenho que ser um apêndice do Manuel Luís”, disse o empresário sobre o mediatismo da relação depois de tornarem pública a sua relação, muitos anos depois de viverem juntos. “Deixei de ser uma pessoa anónima“, evidenciou, explicando que não lhe fazia confusão a vida a dois sem assumirem a relação publicamente. A exposição tornou a realidade mais complicada.
A televisão e a vida de hoje
Rui Oliveira foi convidado a participar nas manhãs da TVI, a executar uma receita, ao lado do apresentador. A experiência espontânea cativou os espectadores e a equipa. Trouxe-lhe um gozo inesperado. Seguiram-se mais receitas e reportagens. Mas acabou por sair envolto em alguma polémica.
“Podiam ter-me preparado melhor. Eu era cru e darem-me alguma formação para poder dar o meu melhor. E não aconteceu, [mas] fui a jogo“, começa por contar. “Não valia apena a fazer uma coisa que no fundo…Gostava de ser reconhecido pela estrutura. A minha produção era muito boa, gostavam muito de mim e o ambiente era fantástico mas depois… sentia que não havia reconhecimento e não havendo pensei ‘o que é que estou aqui a fazer?’, relembrou.
Hoje, além de cuidar da casa e do terreno do casal, Rui Oliveira é empresário agrícola e criador de cavalos. “Sinto muito feliz e tranquilo“, garantiu.