É um dos assuntos do momento. No último fim de semana, Maria Botelho Moniz foi alvo de várias críticas devido à sua aparência física, num artigo de opinião de Alexandre Pais, publicado no jornal Correio da Manhã.
O cronista descreveu a apresentadora como uma “mulher simpática, mas robusta, com tendência para aumentar de peso e raramente usando roupa adequada às suas características”. Declarações que geraram uma onda de indignação e que levaram várias figuras públicas a manifestarem-se em defesa da comunicadora.
Entretanto, esta terça-feira, 4 de abril, Maria Botelho Moniz concedeu uma entrevista a Manuel Luís Goucha para se pronunciar sobre o texto polémico.
“Eu estou aqui apenas para dizer que está tudo bem, és ótima, estás ótima, és maravilhosa. Isto não vale nada, não é por isto que nós temos de nos medir. O meu valor não tem a ver com o número da etiqueta das minhas calças, parem”, começou por referir, visivelmente emocionada.
“E é muito interessante ver, de repente, toda a gente a movimentar-se. Fico extremamente sensibilizada. Fico muito contente, mas onde é que estavam há um ano?”, questionou, em seguida.
“São as mesmas que me dizem na cara [que tenho quilos a mais] , já me disseram em tempos. Mas está tudo bem. Está tudo bem porque as pessoas podem sempre retratar-se, podem sempre mudar o seu comportamento e podem sempre corrigir aquilo que fizeram de errado”, acrescentou.
>> MARIA BOTELHO MONIZ REAGE A POLÉMICO TEXTO COM FOTO NUA: “A MINHA VOZ PODE SER A VOZ DE MUITOS”
A apresentadora lamentou ainda algumas exigências que são feitas antes da entrada no mundo da televisão. “Ainda só na tentativa de entrar na televisão, das primeiras coisas que perguntam é ‘quanto é que vestes?'”, afirmou, deixando Manuel Luís Goucha surpreendido.
Também durante a conversa, Maria Botelho Moniz confessou que não estava à espera da onda de apoio que surgiu à sua volta. “Ao início achei um perfeito exagero. O que é isto? Calma. Mas depois isto é mais profundo do que um artigo, muito mais. Isto é um problema de sistema, é uma coisa que está enraizada na cabeça das pessoas e isso tem de mudar”, defendeu.
“Começa de pequenino, começa na escola, mas passa por, quando escolhemos alguém para uma campanha, escolhermos pelo talento. Apenas e só. Experimentem isso. O talento pode estar na mais magra e maravilhosa, mas o talento pode estar na mais ‘robusta’, vou usar a palavra. Tentem, experimentem e vejam qual é a reação das pessoas”, sublinhou.
Desta forma, a apresentadora deixou um apelo. “Lanço o desafio aos diretores de casting das novelas, das publicidades, do cinema, às pessoas que colocam os atores em palco, às pessoas quem fazem os castings para repórteres e apresentadores de televisão. Por uma vez na vossa vida, na primeira fase de casting, avaliem só o talento. Depois logo se vê quem é que passa e, a partir daí, coloquem os outros requisitos em cima”, referiu.
>> NOIVO DE MARIA BOTELHO MONIZ REAGE A TEXTO POLÉMICO SOBRE A APRESENTADORA
Por fim, Maria Botelho Moniz fez questão de destacar o seu profissionalismo enquanto apresentadora. “Mas há uma coisa que me deixa feliz. Apesar de me acusarem de desrespeito pelo meu público por causa da minha imagem, em momento algum questionam o meu trabalho. Isso para mim será sempre o mais importante e será sempre o que vai falar mais alto, porque ninguém pode apontar que eu chego atrasada, que eu não chego preparada, que eu não faço o trabalho de casa, que eu não recebo bem os meus convidados […] Eu acho que faço bem o meu trabalho, deixem-me em paz, deixem-se só fazê-lo”, rematou.