Manuel Luis Goucha é um eterno apaixonado por animais. Nas redes sociais, o apresentador partilha muitos momentos ao lado dos seus quatro cães no monte que tem em Monforte, no Alentejo. Na casa de Fontanelas, em Sintra, tem outros cinco, mais uma gata, a Inácia.
Em entrevista à PiT, Manuel recordou o primeiro animal que teve: “Chamava-se Black, nome pouco original dada a cor do pelo, e era um extraordinário Setter Irlandês”, contou. Ao longo dos anos, o apresentador viu partir os seus animais como a Faneca – uma gata albina e surda que encontrou na berma da estrada, em 2014 – que “morreu há pouco mais de um ano, doente”.
Durante esses anos de perdas, Goucha guardou as cinzas da cremação dos seus animais em Sintra. No entanto, há dois anos tem um ritual. O apresentador enterra as cinzas no seu monte alentejano e, junto às mesmas, planta arbustos de Callistemon, mais conhecido como escova-de-garrafa. “As memórias que me deram continuam vivas”, disse à publicação. “Talvez haja um céu dos cães e gatos. Se houver é para lá que quero ir. Voltar a brincar com o Black e com todos os outros”, afirmou, lembrando Mark Twain.