O ator brasileiro Lima Duarte, de 92 anos, atropelou na sexta-feira, 3 de março, uma motociclista na avenida Antártica, no bairro da Barra Funda, em São Paulo.
A assessoria de imprensa do famoso ator da Globo enviou um comunicado à revista Quem a esclarecer o assunto. “Prezados, gostaria de esclarecer que no dia 3 de março, enquanto conduzia o meu carro, fui envolvido num acidente com uma motocicleta. Após a colisão, imediatamente prestei os devidos socorros à motociclista e aguardei a chegada da polícia“, disse o ator.
“A minha prioridade foi garantir que a motociclista recebesse a assistência necessária e que a situação fosse tratada com a maior seriedade possível”, disse, garantindo que é um condutor “consciente” e “responsável” e que procura “respeitar as leis e priorizar a segurança” no trânsito.
“Lamento profundamente pelo ocorrido e estou disponível para ajudar nas apurações e prestar esclarecimentos adicionais, caso necessário. Atenciosamente, Lima Duarte”, rematou.
“Ele quis colocar a culpa em mim”
A vítima, identificada como Simone Regina de Abreu Nunes, de 37 anos, alegou que Lima Duarte contou uma versão diferente do que aconteceu à polícia para não ser responsabilizado. Em declarações ao Em Off, Simone explicou que não havia trânsito no horário do acidente. “Antes de eu atravessar a ponte, eu ouvi o pessoal a gritar: ‘Não moço, não'”, contou.
“Eu caída no chão ouvi-o a contar uma história completamente contrária”, afirmou, referindo que o ator disse “que eu tinha ido com a moto para cima dele, sendo que qualquer laudo prova que ele bateu na minha moto e saiu arrastando”. “Muitas pessoas viram, só que todos foram embora, porque estavam na paragem de autocarro e seguiram os seus caminhos. Não tinha ninguém do meu lado para me ajudar. Até as pessoas próximas estavam mais preocupadas em tirar foto com ele“, recordou.
“Quando eu olhei para o meu lado esquerdo, tinha um carro a ultrapassar-me a uma velocidade bem maior do que a que eu estava com a moto. Mas ele ultrapassou raspando em mim, levando-me junto [com ele]”, disse, explicando que o ator não tinha espaço suficiente para passar. “Eu olhei, o carro já estava a pegar no meu braço, na minha moto, atropelando-me mesmo”, afirmou.
A motociclista – que ficou com cinco ossos da bacia partidos e está internada no hospital – acabou por ser arrastada, uma vez que o volante da mota ficou preso no retrovisor do carro. Simone confirmou que Lima prestou os devidos socorros, mas não se responsabilizou pelo acidente. “Eu disse: ‘Nossa, moço, porque é que fez isso?’ Eu estava com muita dor. E ele disse: ‘Você é que pôs a moto à minha frente'”, relembrou.
“Ele quis colocar a culpa do atropelamento em mim, como se eu tivesse atirado a moto para a frente do carro dele. Sendo que não tem lógica, eu estava bem na frente dele e ele veio com a velocidade bem superior à minha, alcançou-me e passou ao meu lado, levando-me junto [com ele]. Eu nem vi, ele veio por trás de mim”, relembrou.