Liliana Aguiar sobre vídeos de violência doméstica: “Nunca quis que fosse uma coisa pública”

A polémica girou em torno de alegados casos de maus-tratos entre a empresária e o marido, com quem vai casar, brevemente, pela igreja.

Famosos

Decorria o início do ano de 2023 quando foi divulgado um vídeo na internet que mostrava uma discussão ‘acesa’ entre Liliana Aguiar e Francisco Nunes. Este foi o mote para o casal, com denúncias de ambas as partes sobre alegados casos de violência doméstica, surgir ‘nas bocas do mundo’.

Mas eis que, recorrendo a ajuda, nomeadamente a terapias, o casal reabilitou-se e decidiu dar uma nova oportunidade ao amor. E grande! No passado mês de abril, a empresária revelou publicamente estar noiva e, neste mês de julho regressou a Portugal para tratar dos últimos preparativos para o ‘dia do sim’.

Uma vez em território nacional, Liliana Aguiar esteve no programa das tardes da TVI para uma conversa em que foi convidada por Manuel Luís Goucha a falar sobre as polémicas em que esteve envolvida, nomeadamente em relação aos vídeos que indicavam que estaria a sofrer de violência doméstica.

Eu recebi [mensagens] de algumas mulheres que estavam mesmo a sofrer de violência doméstica, inclusive houve uma que me escreveu que tinha levado porrada na semana anterior, que tinha o braço partido. E eu disse ‘olhe, vá fazer queixa’, mas não é, de todo, uma situação igual à minha“, começou por dizer ao apresentador.

LILIANA AGUIAR: “EXISTEM PESSOAS QUE DEVIAM TER VERGONHA DO QUE FAZEM AOS FILHOS”

Eu sei que as pessoas muitas vezes quando falam em violência doméstica associam a espancamentos, e é o que acontece a muitas, infelizmente. Mas eu fazia questão de, quase contava a minha vida a essas pessoas para entenderem que não foi o maltratar as mulheres“, justificou-se, garantindo logo de seguida que “nunca quis que isto fosse uma coisa pública“.

No entanto, se a premissa é essa, levanta-se outra questão: o porquê de ter gravado os vídeos que originaram toda a polémica. Para isso, a empresária não hesitou: “O facto de saberes que tens uma pessoa ao pé que nunca vai admitir que está em erro, porque é um padrão. É um padrão! Se é um padrão nunca vai admitir que aquilo é uma coisa errada!“.

Na prática, a gravação de tal conteúdo funcionaria apenas como “prova“, “para ele ver” e o casal poder dialogar. “Viste como aquilo aconteceu?“. Porém, a empresária terá enviado esses mesmos registos a “duas ou três pessoas” e, a partir daí, viu a sua privacidade cair no domínio público.

Nunca foi por mim. Aliás, por mim era tão fácil eu dizer assim ‘olha, eu quero dar uma entrevista’. E daria! Mas para quê? Não fazia muito sentido, até porque antes de eu pensar nas mulheres com todo o respeito, eu tinha que pensar era na minha vida privada, que ia ser completamente devassada, aberta, que toda a gente podia opinar“, desabafou Liliana Aguiar.

O VÍDEO DO PEDIDO DE CASAMENTO DE LILIANA AGUIAR: “JAMAIS ESQUECEREMOS!”

Sobre o estado atual da relação, a antiga apresentadora certificou-se de deixar claro que a terapia de casal ajudou tanto a própria como o companheiro a encontrar um ponto de equilibro na relação. Garantiu ainda não haver, nesta nova fase vivida a dois, qualquer tipo de agressão, nem física, nem verbal, nem emocional.