João Rendeiro foi encontrado morto na cadeia de Westville, em Durban, na África do Sul, avançou a advogada do ex-presidente do BPP. O Ministério Público de Durban disse à advogada que o ex-banqueiro foi encontrado enforcado na cadeia. As autoridades portuguesas também já foram informadas sobre a morte de Rendeiro, apurou a SIC. O ex-banqueiro seria novamente presente a tribunal esta sexta-feira.
A informação de que se trata de um suicídio foi adiantada pela advogada June Marks e pelas autoridades judiciárias portuguesas, que já foram informadas, de acordo com o jornalista da SIC, Luís Garriapa. Na SIC Notícias, o jornalista explicou que, com a morte de João Rendeiro, “o processo [judicial] morre também”, ou seja, “extingue-se o processo quando há a morte de um arguido”.
O antigo banqueiro foi detido a 11 de dezembro de 2021, na África do Sul, depois de ter fugido de Portugal para não cumprir pena no processo BPP.
O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) foi condenado no final de setembro a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por burla qualificada.
O BPP originou vários processos judiciais, envolvendo burla qualificada, falsificação de documentos e falsidade informática, bem como processos relacionados com multas aplicadas pelas autoridades de supervisão bancária.
Num dos processos, João Rendeiro foi condenado a 10 anos de prisão, e noutro a mais três anos e seis meses, sendo que estas duas sentenças não chegaram a transitar em julgado.
O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, aconteceu em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa. O colapso do banco lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado.
SAIBA MAIS
- Tribunal da Relação confirma pena de 10 anos de prisão para João Rendeiro
- A cronologia da detenção e julgamento de João Rendeiro na África do Sul
- João Rendeiro queixa-se de “condições desumanas” na prisão
- A carta que a defesa de Rendeiro enviou a Guterres: “É uma questão de vida ou morte”
- Exclusivo SIC: Guardas da cadeia de João Rendeiro relatam esquemas de subornos