Os médicos da rainha Isabel II estão preocupados com o estado de saúde da monarca e colocaram-na sob “supervisão”. A informação foi divulgada em comunicado pelo Palácio de Buckingham.
A statement from Buckingham Palace:https://t.co/2x2oD289nL
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
O príncipe Carlos e a mulher, a duquesa da Cornualha, Camilla, já estão em Balmoral, local onde se encontra a monarca, assim como o príncipe William, neto de Isabel II. A caminho está o príncipe André, o duque de Iorque.
Recorde-se que o estado de saúde da monarca de 96 anos, que se tem queixado de problemas de mobilidade, obrigou a mudar o local onde foi indigitada a nova primeira-ministra britânica.
Isabel II recebeu Liz Truss na terça-feira, no Castelo de Balmoral. No passado, estas formalidades eram cumpridas no Palácio de Buckingham, em Londres, a curta distância do Parlamento em Westminster, e da residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street.
A agenda da monarca para esta quinta-feira já tinha sido cancelada.
A nova primeira-ministra já reagiu à notícia sobre o estado de saúde de Isabel II e diz que está com a monarca “em pensamento”.
The whole country will be deeply concerned by the news from Buckingham Palace this lunchtime.
— Liz Truss (@trussliz) September 8, 2022
My thoughts – and the thoughts of people across our United Kingdom – are with Her Majesty The Queen and her family at this time.
De acordo com o especialista em realeza britânica Robert Hardman, o Palácio de Buckingham “habitualmente não emite comunicados” sobre a saúde da rainha a não ser que seja algo “significativo”.
“A última vez que um comunicado deste género foi divulgado foi no início do ano, quando [a Rainha] foi diagnosticada com covid-19”, disse à BBC.
No Reino Unido, Isabel II foi a primeira monarca a celebrar o Jubileu de Platina. São 70 anos de reinado.
A saúde da Rainha nos últimos anos
Em 2003, Isabel II foi internada para uma operação ao joelho. No mesmo ano, voltou a ser internada, mas desta vez para tratar uma gastroenterite.
Cinco anos depois, foi submetida a uma operação cirúrgica para tratar cataratas num dos olhos.
Em outubro de 2021, aos 95 anos, apareceu em público pela primeira vez com uma bengala devido a problemas de mobilidade. Os médicos recomendaram que Isabel II descansasse para o resto do mês e a sua agenda foi cancelada.
Alguns dias depois, passou uma noite no hospital, a primeira vez que ficou internada em oito anos. Um dia depois, estava de volta ao Castelo de Windsor e “bem disposta”, disse na altura o porta-voz do Buckingham Palace.
Hematoma na mão de Isabel II gera preocupação – mas pode haver uma explicação