“Inacreditável” – São José Lapa em risco de ser despejada da casa onde mora há 53 anos

A atriz, de 72 anos, foi surpreendida com uma ação de despejo por parte do senhorio, que segundo a própria, é baseada em “factos absurdos”.

Reprodução Facebook, DR
Reprodução Facebook, DR

Famosos

São José Lapa não tem vivido tempos felizes. A atriz, que vive na mesma casa há 53 anos, afirma estar a passar por uma ação de despejo instaurada pelo seu senhorio.

“O meu senhorio instaurou, recentemente, um processo com vista ao meu despejo, baseado em factos absurdos”, começou por revelar à Tv 7 Dias.

A reconhecida atriz, de 72 anos, contou que está a ser acusada de viver numa cooperativa cultural – que fica perto do Cabo Espichel, em Sesimbra – e acusa o proprietário do imóvel de estar a mentir.

“Dizem que vivo no Espaço das Aguncheiras e é tudo mentira. Tenho 72 anos e vivo cá todo o tempo, tenho que ir às vezes às Aguncheiras, porque é lá que trabalho. Em geral vou todos os fins de semana, a partir de abril, onde faço os espetáculos e depois volto para cá, é cá que eu vivo. Vim para cá em 1971, faço 53 anos de contrato”, disse.

São José Lapa revelou que chegou a fazer benfeitorias à casa, depois de ter sido questionada pelo senhorio, uma vez que o prédio foi construído no século XIX. A artista mostrou-se indignada com o que está a passar. “É inacreditável! […] No teatro ganha-se pouco e neste caso fiz as obras, paguei. Entretanto aumentaram mais. Quando eu quiser sair saio, quando me der jeito a mim”, citou a publicação.

“Totalmente impossível” haver despejo

Confrontada com a situação, São José Lapa acabou por recorrer a um advogado. “O que nós temos neste caso, sem entrar em grandes pormenores, é um senhorio […] que inventou um conjunto absurdo de razões, sem qualquer apego à realidade, que nem se percebe onde foi buscar os fundamentos, e que requerem uma ação de despejo contra a nossa cliente”, disse David George, representante da atriz no caso.

O jurista considerou que é “totalmente impossível” haver despejo, uma vez que “não há qualquer motivo” legal para ser feito. “As situações onde em Portugal pode haver um desejo é se não pagar a renda, se fizer obras ilegais no apartamento, ou na casa, e se não viver na casa durante mais de um ano, essencialmente anda à volta disto. […] O que nós temos é um conjunto de factos totalmente inventados para tentar pôr a São José na rua”, destacou.

Até ter arranjado a ajuda de um advogado, São José Lapa confessou ter passado um período difícil. “Agora sinto-me melhor, mas o pior disto tudo é que há muitas mentiras no processo, mas têm que provar em tribunal e mentir em tribunal é crime”, frisou.