Está a ser conduzida uma investigação sobre uma falha de segurança na semana passada, no Castelo de Windor, a residência oficial da rainha Isabel II. Um intruso, disfarçado de padre, conseguiu entrar nos dormitórios destinados aos soldados que protegem a monarca e passou lá a noite de 26 de abril. Sim, isso mesmo.
Enquanto a monarca estava a comemorar o seu 96º aniversário em Sandringham, o homem disse ser amigo do capelão militar, foi autorizado a entrar, sem mostrar a identificação, e terá passado a noite a comer e a beber com oficiais superiores.
“Ele estava a beber com os soldados no bar e a contar histórias de como ele serviu no Iraque”, disse uma fonte do castelo à TalkTV. “Ele estava a contar muitas histórias e os soldados estavam a gostar das suas brincadeiras e a beberem algumas bebidas. Só mais tarde, quando ele começou a falar sobre como tinha trabalhado como piloto de testes de assentos ejetores, e disse ter feito transplante de órgãos, é que começaram a ficar desconfiados”, acrescentou.
Um porta-voz da polícia de Thames Valley disse que recebeu um relatório de um intruso e que este foi retirado no dia seguinte, às 9h20. Horas depois, a rainha Isabel II regressou ao Castelo de Windsor.
“O Exército leva esta violação de segurança extremamente a sério e será investigada minuciosamente como uma questão prioritária. Este incidente agora faz parte de uma investigação em andamento e, portanto, seria inadequado fazer mais comentários neste momento”, disse à People um porta-voz do castelo.
É importante referir que esta não é a primeira vez que um intruso entra numa residência real. Em 1982, Michael Fagan entrou no quarto da rainha no Palácio de Buckingham. Embora tenha sido relatado que os dois tiveram uma longa conversa, Fagan negou. “Ela passou por mim e saiu a correr”, contou em entrevista ao Independent, em 2012.
Mais recentemente, em 2021, um homem com uma besta foi preso nos terrenos do Castelo de Windsor enquanto a rainha Isabel II e outros membros da família real, incluindo o príncipe Carlos, estavam presentes a celebrar o Natal .