Recentemente, Raquel Strada revelou o desejo ser mãe. Contudo, a influencer sofre de endometriose e não sabe se vai conseguir engravidar. Casada há oito anos com Joaquim Fernandes, Raquel Strada assume que tem de resolver algumas questões de saúde relacionadas com a doença.
“É uma realidade que eu tenho de encaixar não só pelo facto de engravidar, mas em relação às dificuldades que isso me causa no dia a dia, as dores, o difícil que é ultrapassar determinadas fases do mês e ter de trabalhar. A endometriose nem sempre é encarada como uma doença e, no entanto, impossibilita-nos muitas vezes de nos mexermos. No meu caso, tenho dores horríveis, de não conseguir fazer nada. É o que me preocupa, mais do que engravidar. Respeito muito as mulheres que querem ser mães, mas se não acontecer ficar grávida é porque não era o meu propósito aqui na terra“, conta, em declarações à revista CARAS.
RAQUEL STRADA VIVE MOMENTOS DE PÂNICO EM ISRAEL APÓS CONFLITO ARMADO: “AJUDA É BEM-VINDA”
Prestes a completar 41 anos, Raquel Strada não vê a sua vontade minimizada pela idade. “Há sempre formas do processo acontecer, é só querer. Há muitas crianças para serem adoptadas, há muitas formas de sermos pais. Por isso, se quiser muito, sê-lo-ei. Para mim não teria de ser um filho biológico“, confessa.
O que é a endometriose?
Segundo informações disponibilizadas no site do Hospital da Luz, “a endometriose é uma doença crónica em que se desenvolve tecido semelhante ao do revestimento interno do útero (endométrio, que descama na menstruação) fora deste”.
“Nas várias localizações extra-uterinas, esse tecido sofre transformações semelhantes às que ocorrem no útero durante o ciclo menstrual, que se traduzem, mais frequentemente, em dor, infertilidade e complicações graves com outros órgãos“, acrescenta o médico António Setúbal.