O Reino Unido está de luto. A rainha Isabel II morreu esta quinta-feira, 8 de setembro, ao fim de 70 anos de reinado. Entretanto, as reações não se fizeram tardar.
Liz Truss, a nova primeira-ministra do Reino Unido, assinalou o momento de pesar e declarou “lealdade e devoção” ao novo rei, Carlos III.
“Ao nosso novo monarca, o nosso novo Chefe de Estado, Sua Majestade o Rei Carlos III. Tal como a família do Rei, lamentamos a perda da sua mãe. E enquanto choramos, devemos unir-nos como povo para o apoiar e ajudá-lo a suportar a espantosa responsabilidade que ele agora carrega por todos nós. Oferecemos-lhe a nossa lealdade e devoção, tal como a sua mãe tanto dedicou a tantos durante tanto tempo” , disse numa comunicação à porta da residência oficial, em Downing Street.
Truss referiu que a morte de Isabel II representa “um enorme choque para o país e para o mundo”.“A Rainha Isabel II foi a rocha sobre a qual o Reino Unido moderno foi construída. O nosso país cresceu e floresceu sob o seu reinado. O Reino Unido é o grande país que é hoje por causa dela”, declarou.
Recorde-se que Liz Truss foi indigitada pessoalmente pela monarca de 96 anos. Isabel II recebeu a nova primeira-ministra do Reino Unido, no Castelo de Balmoral, na Escócia, na última terça-feira, 6 de setembro.
Nas fotografias divulgadas do encontro, Isabel II surge de pé, apoiada na sua bengala, e sorridente à espera de Liz Truss. Apesar do aparente bem-estar da monraca, houve um pormenor que não passou despercebido, e que começou a levantar alguma preocupação: um hematoma na mão de Isabel de II.