Num dos últimos programas do ‘Passadeira Vermelha‘, Rita Pereira foi um dos temas quentes do formato que nasceu na SIC Caras. A atriz foi eleita com uma das 25 mulheres mais influentes de Portugal pela Executiva.
Nas redes sociais, Rita Pereira agradeceu a distinção, mas admitiu que em 2022 sentiu falta de confiança em si, sublinhando que não é forte todos os dias. A atriz pediu, no fim do discurso, para haver mais empatia entre todos.
“Até que ponto é que a Rita é empática?”
“Eu empatizo com a dor dela e as lágrimas da nossa Rita, um beijinho. No entanto, giro giro é quando nós queremos empatia nos outros sendo nós empáticos. Até que ponto a Rita Pereira é empática?”, começou por dizer Filipa Torrinha Nunes, antes de enumerar algumas situações.
“Ela foi empática, por exemplo, quando foi para Itália e fez um post a dizer ‘vocês que não podem ir para Itália, está aqui esta fotografia com amor’? [a atriz visitou o Vaticano e o que escreveu tornou-se viral no Twitter], “Ela foi empática quando foi jurada num concurso de talentos e fez um comentário muito pouco simpático, que deu muita polémica?
Ela foi empática quando acha que toda a gente quer o rabo dela e que quem não tem o rabo dela é preguiçosa? (…)”, continuou a psicóloga.
“9 em cada 10 pessoas dizem que ela é muito antipática”
Filipa Torrinha Nunes considerou a publicação de atriz, depois de receber a distinção, como politicamente correto. “Acho que era bom ela começar por ela (…) que ela falasse sobre ela, dizer ‘eu também nem sempre sou empática’. Ficava tão bem”, disse no vídeo que pode ver acima.
“Eu sigo-a [no Instagram] e gosto, agora não gosto de tudo, acho que há aqui algum egocentrismo muitas vezes (…) ao mesmo tempo poder ser uma miúda incrível. Outra coisa- e isto eu não posso dizer se concordo ou não porque não sei- 9 em cada 10 pessoas com quem eu me cruzo que falo sobre a Rita Pereira dizem-me… Toda a gente diz que ela é muito antipática, seja atores, pessoal técnico, funcionários (…)”, explica.
Zulmira Ferreira destacou o número de seguidores de Rita Pereira (1,5 milhões) e garantiu que a atriz é “muito simples” e que fala com toda a gente que a aborda na rua.
“A falta de empatia para com a Rita não é assim tanta porque não ouses nas redes sociais fazer um comentário menos abonativo sobre a Rita porque te saltam todos em cima”, disse a título de exemplo, antes de sublinhar que não se pode confundir antipatia com timidez.