Desde que enfrentou o duro golpe da perda do pai, João Francisco Lima tornou-se um rosto da saúde mental. São várias as ocasiões em que o jovem aborda o tema e recentemente voltou a fazê-lo. Numa entrevista concedida ao podcast Páginas com Graça, o filho mais velho de Pedro Lima falou da importância da terapia na sua vida.
“Uma semana depois do meu pai morrer eu comecei a ser acompanhado por uma psicóloga. Tenho consultas semanais e gosto imenso. Posso dizer que, se calhar, pelo menos 40% das consultas não se falou do meu pai uma única vez. E é importante falarmos sobre isto, e dizermos isto várias vezes. Tenho mesmo muito à vontade para dizer que faço terapia e que vou psicólogo, e digo aqui, digo à volta dos meus amigos e digo quando tenho de sair de uma aula da faculdade, porque tenho de ir para a consulta”, começou por referir.
“Eu acho que muita gente não faz bem ideia do que é exatamente ir ao psicólogo. Para mim aquilo é como se eu estivesse a conversar. Sabes aquele espelho do Shrek, que tem uma cara lá dentro e que fala? Para mim, um psicólogo é isso. É um espelho que nos responde, mas não nos dá respostas. Ele faz-nos perguntas e depois cabe-nos a nós termos essa conversa sozinhos”, destacou.
“Eu defino os psicólogos de duas formas. É essa conversa com o espelho que nos responde ou nos questiona e é um treinador de arrumar gavetas. Não faz absolutamente mais nada, eles não arrumam nada por nós. Eles ensinam-nos é a lidar com as nossas questões e quem disser que não tem nada para lidar, está a enganar-se a si próprio”, completou.
Recorde-se que Pedro Limo colocou termo à própria vida em junho de 2020. Além de João Francisco, o ator deixou mais três filhos.
@paginascomgraca João Francisco Lima “ Quem diz que não tem nada para resolver engana-se a si próprio.” #saudemental #psicoterapia #luto #empatia #avidatemgraça ♬ som original – Páginas com Graça