No início do mês de setembro, a imprensa francesa dava conta de que a cantora portuguesa Linda de Suza tinha sido internada num hospital, com um diagnóstico “delicado e grave“. Os jornais referiam mesmo que as hipóteses de recuperação eram “escassas“.
Sabendo-se pouco sobre o que teria motivado tal situação, com apenas notas de que a artista estava a sofrer de febres altas, e também num “avançado estado de demência“, o agente de Linda de Suza viu-se obrigado a avançar com um comunicado, clarificando o estado de saúde da cantora.
“O seu estado de saúde, enfraquecido por fortes febres, está a melhorar“, foi referido, a 14 de setembro.
Agente de Linda de Suza atualiza estado de saúde da cantora: “Está acamada há dez dias”
Já na tarde desta segunda-feira, dia 26 de setembro, o filho da cantora, João Lança, esteve em entrevista no programa ‘Júlia‘. Para além de falar sobre a sua história de vida, também ligada à música, o cantor começou por dar uma nova atualização sobre a saúde da progenitora.
“A minha mãe está melhorzinha, está de convalescença, a recuperar, e até estive com ela na última terça-feira“, começou por referir o filho da artista, a Júlia Pinheiro.
Como João Lança confirmou, Linda de Suza esteve infetada com Covid-19, no início da pandemia, tendo passado por uma fase mais delicada: “Teve uma infeção pulmonar, e infelizmente já se sabe como é. E ela também é fumadora. Com uma vida agitada e complicada, não veio ajudar“, salientou.
Ainda assim, o estado de saúde da cantora de ‘Mala de Cartão‘ agravou-se em agosto deste ano, tendo obrigado ao internamento: “Ela começou com umas febres bastantes fortes e altas, e teve de ser internada. Foi no dia 23 de agosto que a minha mãe foi para o hospital. Foi internada, e desde aí, como deve calcular, estou constantemente em contacto com ela, com os médicos, que estão a segui-la, e se não é pelo telefone, há sempre depois uma visita minha“.
Ainda assim, João Lança não esconde o período inicial de maior aflição com a saúde da cantora: “Houve sim um certo alarme, e eu também tive medo. Ainda assim, a situação nunca chegou a ser muito grave, contrário àquilo que se disse. E porque foi logo detetada a tempo. E então nunca chegou a ser muito grave. Onde eu tive um bocadinho mais de receio ao percebemos das suas dificuldades em alimentar-se“, confessou João Lança.
Júlia Pinheiro questionou ainda o filho de Linda de Suza sobre as notícia que também davam conta de problemas de mobilidade por parte da artista.
“Não, não é verdade. Até agora, não há sinais disso, e as pessoas conhecem-na, sabem o carácter que ela tem, e graças a Deus continuam bem a esse nível. Ela está muito bem acompanhada, está-nos a ver, rodeada de amigos“, rematou, no final do programa.