Com 28 anos de carreira, Fátima Lopes é um dos nomes incontornáveis da televisão portuguesa. No currículo conta com vários programa de daytime e foram várias as vezes em que se emocionou. Entre os momentos mais marcantes estão todas as entrevistas que fez a pais que perderam os filhos.
“É uma situação para a qual nenhum profissional está preparado […] é um tema de uma tal delicadeza e de uma tal sensibilidade que por mais experiência que nós tenhamos, nós nunca vamos estar suficientemente preparados para falar com um pai ou uma mãe nessas circunstâncias”, começou por contar em declarações ao site do Fama Show.
“Não é traduzível por palavras o que aquela pessoa está a sentir, nem existe uma palavra para definir um pai ou uma mãe que perdeu um filho. Não é órfão, não é nada, mas é tudo. E é isso que faz que o nosso desafio seja tão difícil”, reforçou ainda.
Essas entrevistas tornaram-se mais duras de conduzir depois da apresentadora ter experienciado a maternidade. “Eu também conduzi entrevistas dessas antes da experiência de ser mãe e muda tudo, principalmente se a pessoa tiver a capacidade de ser empática. Sou capaz de me colocar no lugar do outro e imaginar […] É tão forte, só sabe quem está mesmo na dor. Deve ter um grau de intensidade que não há escala que meça”, referiu.
Por fim, Fátima Lopes confessou ainda que com a maternidade passou a relativizar muitas coisas. “A partir do momento em que fui mãe, há muitas coisas que passei a ver de uma forma completamente diferente. A minha escala mudou a vários níveis, até as cores de várias coisas na minha vida também mudaram e ainda bem. Os meus filhos são os meus tesouros”, completou, referindo-se aos dois filhos.
Recorde-se que a apresentadora é mãe de Beatriz, de 22 anos, e Filipe, de 12.