Dalai Lama está no centro da polémica. O líder espiritual, que até aqui era visto como uma figura praticamente intocável e perfeita, teve uma atitude que está a pôr em causa as características por que ficou conhecido.
As imagens, que já estão virais na Internet, mostram o líder espiritual do Tibete a beijar um menino na boca, mesmo depois deste se afastar. De seguida, Dalai Lama pede-lhe para chupar a sua língua. O próprio também já publicou um pedido de desculpas, dizendo tratar-se de uma “brincadeira”.
Nas redes sociais, alguns famosos portugueses já reagiram ao sucedido e mostaram-se revoltados com a situação. Foi o caso de Jessica Athayde, Rita Ferro Rodrigues, Dânia Neto ou Valter Hugo Mãe.
“Estou chocada. Que nojo, isto não pode ser considerado inocente“, afirmou Dânia na sua conta de Instagram. Palavras semelhantes às de Rita Ferro Rodrigues que confessou ainda estar “repudiada”: “Repúdio. (…) Nojo total e muita preocupação. (…) E esta resposta é inclassificável“. Horas depois a jornalista quis ainda deixar claro: “Não me venham com relativismos culturais por favor. (…) Pedir a uma criança para lhe chupar a língua é absolutamente inaceitável“.
Já Jessica deixou claro que este comportamento não deveria passar sem consequências: “Um pedido de desculpas não faz com que isto seja ok. Não existem consequências para nada nem para ninguém hoje em dia“.
O escritor Valter Hugo Mãe também escreveu palavras de revolta, chegando mesmo a pedir a prisão de Dalai Lama: “Este homem tem de ser preso, não se trata de uma piada pela qual passemos achando maior ou menor graça. Este crime requer uma claríssima condenação. Sem Dalai. Só Lama, mesmo“.