Teresa Guilherme e Júlia Pinheiro estiveram frente a frente esta segunda-feira, 27 de fevereiro, para uma conversa que a apresentadora da SIC aguardava há mais de uma década. Note que a imprensa divulgou durante anos que existia uma zanga entre as duas.
“Eu acho que é há mais tempo do que o que dizem [15 anos]. Desde o início que nós aparecemos na SIC, fomos fazer o mesmo género de programas mais ou menos, portanto era sempre ou é uma ou é a outra (…) Eu sou uma desbocada e dizia ‘não não, eu faço isto, eu sou a melhor de todas’. Já fui assim”, começou por dizer Teresa Guilherme.
“Não sentias que quando fazias isso dirigido a mim – e fizeste-o várias vezes – me podias magoar?”, questionou Júlia Pinheiro e a apresentadora respondeu: “Talvez, mas nunca pensei nisso, ou seja, a minha intenção não era magoar-te. Era fazer uma declaração -talvez para mim, não é? – de que eu era muito capaz e era a melhor pessoa para encarnar aquele papel (…) Se realmente te magoei a ti, peço desculpa. Magoei o mundo inteiro de certeza, porque eu tinha a necessidade de me afirmar”.
De seguida, Júlia Pinheiro afirmou: “Eu fiquei magoada”. Teresa Guilherme recordou então as suas palavras quando se tornou apresentadora do programa Casa dos Segredos: “Tinhas acabado de sair da TVI e foi uma grande oportunidade para mim. E, de facto, eu achei que era como se fosse o primeiro e que mais ninguém se ia lembrar de ti”.
“Foi isso que disseste e pronto doeu um bocadinho (…) Zangámo-nos, não falávamos uma com a outra. O segredo vem da Casa dos Segredos, o nosso segredo. Está ultrapassado, mas a verdade é que nos encontrávamos e não nos falávamos”, referiu a apresentadora da SIC.
O fim do programa ficou marcado pelo abraço entre as duas apresentadoras. “É muito estúpido as pessoas se zangarem e estarem 15 anos sem se falarem”, frisou Teresa Guilherme e Júlia Pinheiro concluiu: “Fico muito contente, porque precisava de fazer esta baínha, porque também te admiro. E agora nunca mais na vida nos zangamos. Está tudo muitíssimo bem“.
As coincidências dos caminhos cruzados
Júlia Pinheiro terá recusado a condução de o Big Brother, Teresa Guilherme aceitou. Quando Júlia saiu da TVI, Teresa Guilherme tomou a rédea dos reality shows, nomeadamente as temporadas seguintes da Casa dos Segredos e, sim, o mesmo se passou com a peça Os Monólogos da Vagina, onde Teresa Guilherme substituiu Júlia Pinheiro e assim é há cerca de três anos.
Em maio de 2020, a propósito da peça, no podcast ‘Cada um Sabe de Si’, com Diogo Beja e Joana Azevedo, Teresa Guilherme foi questionada se tinha visto a peça antes de receber o convite.
“Não tinha ido ver esta montagem […], talvez por causa da Júlia. Sinceramente, sinceramente. É verdade. Pensei: ‘Não quero ir ver a Júlia a representar mal’. Foi o que pensei, mal eu sabendo que, passado um ano, a iria ver em vídeo“, revelou Teresa Guilherme.
A produtora de televisão explicou, de forma mais séria, que não comenta o trabalho de ninguém em televisão porque será sempre mal interpretada.