Esta sexta-feira, 1 de abril, Will Smith anunciou que deixou de ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização dos Óscares. Em causa está a agressão a Chris Rock durante a 94.ª cerimónia de entrega dos Óscares, depois do humorista ter feito uma piada sobre o cabelo da mulher do ator, Jada Pinkett Smith, que sofre de alopécia.
APÓS AGRESSÃO NOS ÓSCARES, MULHER DE WILL SMITH QUEBRA O SILÊNCIO
“Respondi diretamente ao aviso disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaisquer consequências pelo meu comportamento. As minhas ações na 94.ª edição dos Óscares foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis”, disse o ator num comunicado citado pela revista Variety.
“A lista daqueles que magoei é longa e inclui o Chris [Rock], a sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa“, afirmou e acrescentou: “Eu traí a confiança da Academia. Privei outros nomeados e vencedores da oportunidade de celebrar e de serem celebrados pelo seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido“.
“O MEU COMPORTAMENTO FOI INACEITÁVEL E IMPERDOÁVEL”. WILL SMITH PEDE DESCULPA A CHRIS ROCK
“Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção pelas suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”, continuou, concluindo que “a mudança leva tempo e estou comprometido a trabalhar para garantir que nunca mais vou permitir que a violência ultrapasse a razão”.
O presidente da Academia, David Rubin, já respondeu. “Recebemos e aceitamos a renúncia imediata do Sr. Will Smith da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Vamos continuar com nossos processos disciplinares contra o Sr. Smith por violações dos Padrões de Conduta da Academia, antes da nossa próxima reunião do conselho agendada para 18 de abril”, disse em comunicado.
DEPOIS DE AGREDIR CHRIS ROCK EM PALCO, WILL SMITH VENCE ÓSCAR E FAZ UM TÍMIDO PEDIDO DE DESCULPAS
Recorde-se de que, na passada quarta-feira, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood revelou, em comunicado, que Will Smith se recusou a abandonar a cerimónia dos Óscares. De acordo com a nota citada pelo The Hollywood Reporter, foi iniciado um processo disciplinar contra o ator por violação das normas de conduta da Academia, “incluindo contacto físico inapropriado, comportamento abusivo ou ameaçador”.