No final do ano passado, os duques de Bragança, D. Duarte Pio e Isabel de Herédia, anunciavam, através de comunicado partilhado na conta de Facebook da família, o noivado da Infanta Maria Francisca, de 26 anos, com Duarte de Sousa Araújo Martins, de 31.
A jovem, filha do meio do casal, foi pedida em casamento em Timor-Leste, em dezembro de 2022, e a novidade foi rapidamente difundida junto dos seguidores mais atentos da realeza portuguesa.
Desde então, a casa de Bragança tem estado a desenvolver todos os preparativos para a cerimónia, que irá decorrer em outubro próximo. Numa entrevista à revista CARAS, o casal avançou com alguns dos detalhes sobre a boda, que já sofreu algumas alterações do seu plano inicial.
Ainda assim, o advogado, que agora se prepara para entrar na família real portuguesa, conseguiu cumprir com um dos seus objetivos: o anel de noivado.
“[O anel] foi desenhado por mim. Tenho uma tia que é joalheira e me ajudou”, disse. “É lindo. Tem uma cruz no meio, que significa muito para nós“, garantiu Francisca.
A infanta assegurou ainda estar a contar com a ajuda da mãe para os principais detalhes da boda. “Está a tomar conta de tudo. E organiza, porque eu e os meus irmãos somos cabeças no ar como o meu pai“, disse. “Temos tido também a ajuda de família e amigos para tratar da festa, que será na nossa casa, em Sintra“.
“Em relação à missa, inicialmente era para ser no Mosteiro dos Jerónimos, mas mudámos para o Convento de Mafra, que tem mais espaço e dá para estarmos com todos os convidados. Estou supercontente porque é lindo e tem um valor histórico inacreditável“.
Já quanto a expectativas e o peso da responsabilidade, Francisca garantiu: “Sabemos que é o primeiro casamento real a seguir ao dos meus pais, mas estamos tranquilos e descontraídos. No dia provavelmente sentiremos esse peso, mas até lá somos inconsequentes. Tenho a certeza de que vai correr tudo bem“.