Cinco anos depois e com vários trabalhos internacionais no currículo, Albano Jerónimo está de regresso às novelas. O ator integra o elenco de Flor Sem Tempo e não podia estar mais satisfeito com este novo projeto.
“Há cinco anos que não fazia televisão, nomeadamente novelas e então na SIC dá sempre vontade […] Voltar a fazer novela aqui, faz-me sentir em casa. É um reencontro com velhos amigos e a oportunidade de recolher este património todo de experiências que tenho adquirido ao longo de cinco anos e aplicá-lo aqui, com alegria e energia. Todos os dias vou contente trabalhar”, começou por referir em conversa com os jornalistas durante a noite de estreia da trama.
Na novela da SIC, o ator vai dar vida ao desafiante Jorge Valente, um pai de quatro filhos que lida com enormes dificuldades financeiras e se vê preso nas amarras do alcoolismo. Além disso é ainda confrontado com a prisão de uma das filhas [Bárbara Branco] e o desaparecimento da mulher, Leonor [Maria João Bastos]. Desta forma para interpretar este papel, o ator inspirou-se no quotidiano muitos portugueses.
>> MARIA JOÃO BASTOS COMO NUNCA A VIU: “NÃO TENHO MAQUILHAGEM. FOI UMA ESCOLHA QUE EU QUIS”
“Um dos pontos era não boicotar e não branquear uma família que vive permanentemente com escassez e essa é a nossa realidade em Portugal e não só. Então quisemos ser justos e responder a isso de uma forma muito sólida e não branquear ou boicotar nada. Dentro dessa lógica, baseei-me no dia a dia de tantas pessoas. Basta andares de transportes públicos e percebes a realidade. Obviamente, o Jorge tem um extra, o alcoolismo, que nós aqui trabalhamos numa outra perspetiva, que vocês vão ver. Mas no fundo, é basearmo-nos naquilo que é o nosso dia a dia. Para falares de pessoas tens de conhecer pessoas e para isso acontecer, tens de andar na rua, tens de estar atento ao que te rodeia”, referiu.
“Nós procurámos desenhar um Jorge que fosse humano, tem falhas, tem coisas incríveis, tem coisas horríveis, é humano. Espero que as pessoas sintam isso”, acrescentou.
Albano Jerónimo contou ainda como é contracenar com um elenco mais jovem, tendo em conta que dá vida a um pai de quatro filhos. “Não há nada que me dê mais prazer do que trabalhar com gente mais nova. Fizeram isso comigo e acho que o mínimo que eu tenho de fazer é replicar essas boas aprendizagens, que é trabalhar com respeito, afinco, dar o melhor exemplo e ser profissional sempre”, sublinhou.
Por fim, o ator destacou o elenco de luxo da trama, que conta com nomes como Joana Santos, José Wallenstein, Alexandra Lencastre e Rita Blanco. “É mesmo uma experiência quase renovada porque ao fim de tanto tempo, estar aqui outra vez a fazer este formato que é muito exigente, é uma alegria enorme. Estou muito contente […] Possivelmente, arrisco-me a dizer que nunca estive numa novela com um elenco tão sólido”, completou.
Recorde-se que Nazaré foi a última novela do ator na SIC, onde deu vida ao vilão Félix.