Na passada segunda-feira, dia 14, foi apresentada à imprensa a novela Por Ti , a próxima aposta da ficção da SIC. O site do Fama esteve à conversa com Filipa Areosa e Lourenço Ortigão, protagonistas da história, mas não podia deixar de falar com Rita Blanco que vê finalmente o seu desejo cumprido: interpretar uma vilã em televisão.
“Sabia que entrar na próxima novela e disseram-me ‘finalmente vais fazer de má“, recorda a atriz sobre o convite, enquanto retira a maquilhagem de Renata, assim é o nome da personagem. “Para mim é engraçado variar um bocadinho. Faço normalmente de mulheres com muito boas intenções, mas aqui as justificações são péssimas, por muito que ela queira vingar o passado”, confessa.
Mas será que Renata tem consciência que é vilã e o que representam as suas atitudes? “Tem. Fiz de propósito para que isso acontecesse. É uma escolha. Quis muito que ela fosse descontraída e algo infantil. Já viste a entrevista do [João] Rendeiro?“, pergunta, resgatando reação do antigo banqueiro num registo quase acriançado.
Rita Blanco assume que não há desculpas para magoar alguém, mas que defender a personagem é imperativo. “É arrogante, agressiva, fria, na maior parte das vezes. Nunca conseguiu ultrapassar o que de mal fizeram à mãe”, antecipa, reservando-se sobre a reação dos portugueses à Renata.
Já Daniel Oliveira não deixa margem para dúvidas. “A Rita, como uma das grandes atrizes do país, tem essa capacidade de imprimir o que a cena pede ,e mais até. A forma como ela agarrou a Renata com o Diogo Martins e José Raposo, e consegue no contexto da novela, ter a capacidade de ser uma absoluta pedra no charco é incrível“, reflete o Diretor Geral de Entretenimento do grupo Impresa. Renata irá, nas palavras de Daniel Oliveira, abalar o núcleo das restantes personagens sempre que entra em acção. “Acredito que as pessoas vão gostar de a odiar“, afirma.
Por Ti estreia esta segunda-feira, 7 de março, na SIC.