Foi na passada segunda-feira, dia 10, que Dalai Lama apresentou um pedido de desculpa após pedir a uma criança para lhe chupar a língua. O vídeo da polémica foi comentado no mais recente ‘Passadeira Vermelha’ com alguns momentos de tensão.
Famosos criticam atitude de Dalai Lama: “Nojo. Repúdio. Este homem tem de ser preso“
Heitor Lourenço não se quis comprometer com um lado, mas revelou que “sobretudo no período em que está a acontecer, este vídeo não cai bem”. Sara Norte não hesitou em opinar de imediato. “Eu acho que este vídeo não cai bem nem há 20 anos, nem agora“, afirmou de forma tranquila.
“Mas, calma”
“Mas, calma, Sara. Atenção que nós, às vezes, temos de ter consciência cultural. A língua de fora, no Tibete, é uma forma de cumprimento. Não é a aberração que é aqui no ocidente“, advertiu Joana Latino.
“Chupar a língua e dar um beijo na boca. Isso é culturalmente aceite?“, questionou, Sara Norte no vídeo que pode ver abaixo. “Mas tem calma”, disse desta vez, Heitor Lourenço.
“Isto provavelmente já aconteceu com o Dalai Lama (…) Acho que é que o Dalai Lama não pode fazer isto no ano de 2023″, disse Joana Latino, referindo-se às das queixas de abuso sexual na Igreja Católica, nomeadamente em Portugal, que têm sido discutidos na opinião pública.
“Isso é que é assustador“, lança Sara Norte. “É que se é isto que ele faz em público, eu começo a imaginar as brincadeiras que ele faz em privado. Acho que isto não é aceitável em nenhum lugar do mundo. Acho que é um nojo.
“Eu não estou a perceber. Nós estamos aqui todos numa conversa, acho que temos de ter um tom… [mais moderado]“, respondeu Heitor Lourenço, com a atriz a responder da seguinte forma: “Mas a minha forma de falar tem de mudar?”.
“Parece que sou um monstro”
“A única coisa que eu quero dizer é que muitas vezes as pessoas confundem a minha frontalidade e a minha forma de ser. Quem priva comigo, sabe que eu falo assim. Não estou a gritar, não estou a ofender ninguém. E, por vezes, sinto-me um pouco incompreendida quando eu começo a falar e dizem-me logo: ‘Calma’.
Calma porque tenho a minha opinião e a defendo com vontade? O que não pode acontecer é que cada vez que eu falo parece que sou um monstro“, desabafou a atriz perante o painel de comentadores.
Opiniões diferentes nas redes sociais
Nas redes sociais do programa, os comentários dividem-se. De um lado, aplaudem a atriz por ser direta e criticam o ‘politicamente correto’ dos restantes comentadores, por outro, apontam o dedo à postura de Sara Norte.
“Sara, tem muita razão !!!”
“Não se pode branquear uma situação tão nojenta!!!”
“Calma sim, Sara! Sempre tão revoltada!“
“Oh menina Sara Norte , acalme-se por favor … informe-se primeiro e opine depois”
“Estranho e assustador é quererem relativizar o comportamento do dito líder espiritual. É uma vergonha só falarem do Dalai Lama e em momento algum terem dado atenção à criança VÍTIMA DE ABUSO e exposta publicamente”
“Não é porque a cultura do ocidente é diferente que se tolera tudo. É uma criança. Estava visivelmente desconfortável. Não é normal (…) Sara foi a única que esteve bem”
Veja a discussão no vídeo acima!