A morte de Kazuki Takahashi, no dia 4 de julho deste ano, deixou todos em choque. O criador de Yu-Gi-Oh!, um manga (banda desenhada japonesa – lê-se mangá) cujo sucesso permitiu ser adaptado a várias séries de anime, livros e jogos, foi encontrado morto numa praia do Japão. Tinha 60 anos.
Kazuki pode ter morrido por afogamento ao tentar praticar um ato heróico. De acordo com a People, o Major Robert Bourgeau, que é de Missoula, Montana (EUA), disse ao jornal militar Stars and Stripes que Kazuki tentou ajudar a resgatar um soldado dos EUA, uma menina de 11 anos e a mãe desta que estava presos numa corrente.
Robert estava a dar aulas a duas pessoas como instrutor de mergulho, por volta das 14 horas [horário local], quando viu uma mulher a gritar por socorro enquanto a sua filha e um soldado de 39 anos estavam a presos numa forte corrente, a 100 metros da costa. “Ele é um herói. Morreu a tentar salvar outra pessoa”, afirmou.
Entretanto, enquanto estava a resgatar a mulher, que também tinha sido puxada, e a menina, Kazuki interveio. Um dos alunos de Robert viu-o [Kazuki] a entrar na água e a sair da corrente até que foi puxado para longe.
Mãe e filha foram salvas, mas Robert não foi capaz de ajudar o soldado. “Foi uma das coisas mais difíceis que já tive que fazer, deixei [o homem] para que eu me pudesse salvar”, disse. “Eu achava que não ia conseguir”, acrescentou, referindo que instruiu, com sucesso, o soldado sobre como sair da corrente.
No dia 6 de julho, um oficial da marinha informou que um corpo estava a flutuar na água e, segundo um porta-voz da Guarda Costeira do Japão, estava a 300 metros da costa de Awa, Nago. Os socorristas chegaram ao local e declararam o indivíduo morto. No dia seguinte, foi confirmado que era Kazuki Takashi.
Kazuki Takahashi ganhou fama internacional com uma história que inspirou um jogo de cartas colecionáveis – que rivalizava com o Pokémon – como uma das exportações culturais mais reconhecidas do Japão, de acordo com o New York Times.