Esta sexta-feira, 24 de maio, Taylor Swift dá o primeiro de dois concertos em Portugal. Muitos são os fãs que fazem fila à entrada do Estádio da Luz, em Lisboa, e aguardam impacientemente pela hora do espetáculo. Por isso, o site do Fama Show esteve à conversa com alguns fãs para perceber, afinal, a que se deve todo o sucesso da cantora.
Para Patrícia Abreu, de 32 anos, não há dúvidas. “Ela fez muito para construir este império. Agradeceu sempre aos fãs por todo o carinho e quis criar uma ligação forte connosco. No final dos espetáculos, sempre se preocupou em chamar alguns para uma sala”, começa por nos contar.
Mas a verdade é que a maior parte dos artistas reserva sempre algum tempo após os concertos para dar autógrafos, só que com Taylor Swift é diferente. Gerou-se todo um ‘fanatismo’ à volta da cantora americana e os fãs passaram a chamar-se ‘swifties’. Alguns, adotaram até o estilo e os hábitos da artista para se sentirem mais próximos.
7 COISAS QUE PRECISA DE SABER SOBRE TAYLOR SWIFT
Dos concertos esgotados aos quilómetros percorridos por fãs
É a primeira vez que a cantora do tema Shake It Off vem a Portugal, contudo muitos dos seus admiradores já percorreram o mundo inteiro para poderem assistir a um dos seus espetáculos. É o caso da nossa primeira entrevistada.
“Em 2015, fui a Londres ver uma tour dela. Mas já há muito tempo que esperávamos por um concerto em Portugal. Esta turné tornou-se muito popular nas redes sociais e mesmo aquelas pessoas que não são grandes fãs querem ir. Eu estou muito ansiosa”, conta.
Mariana Reis, de 25 anos, é outra grande fã da artista americana. Vive atualmente na Suécia e assim que Taylor Swift anunciou um concerto em Estocolmo, não hesitou. “Foi tudo surreal e só consegui processar no dia seguinte. Saí de lá rouca. Mas sente-se uma grande união entre os fãs, principalmente entre o público que fica em pé”, revela.
Multidões e animação à parte, o que é certo é que a artista que interpreta o tema Blank Space é um grande sucesso de bilheteira. Só em Portugal, esperam-se entre 45 e 50 mil pessoas por noite no Estádio da Luz. De acordo com uma estimativa do jornal Expresso, o valor de faturação ronda os 7 e os 9 milhões de euros, sendo que a artista deverá arrecadar 2 milhões para a sua conta bancária.
“SEM PALAVRAS”! IMAGENS DE BEBÉ NO CHÃO DE CONCERTO DE TAYLOR SWIFT ESTÃO A CHOCAR A INTERNET
Um ícone de moda que inspira tudo e todos
Que Taylor Swift é um ‘furacão’ no palco e um grande sucesso de bilheteira já ninguém tem dúvidas, mas como lhe dissemos no início do artigo os seus concertos vão muito além daquilo que se espera de um espetáculo desse tipo.
A artista tornou-se também um ícone de estilo e beleza, tendo ficado conhecida pelos seus looks variados, em que estão presentes peças com folhos, bodies e até padrões mais irreverentes. Só para um concerto, que tem quase três horas e 45 canções, a estrela internacional troca de visual 16 vezes.
Peças da autoria de Roberto Cavalli, Alberta Ferreti, Zuhair Murad ou Oscar de La Renta são algumas das inspirações que levam também os fãs a procurarem roupas com as quais se possam vestir nos espetáculos da artista.
Mas não é tudo! É que há também admiradores que decidem adotar o estilo da cantora no seu dia a dia. “Gosto de comprar as roupas exatas que ela usa, de partilhar o estilo que ela tem para me sentir um pouco mais próxima. Quando vou a Londres, por exemplo, gosto de visitar sítios onde sei que ela já passou. Gosto de me sentir mais ligada a ela”, conta Patrícia Abreu ao site do Fama Show.
“ÉS UM ANJO!” – TAYLOR SWIFT CONCRETIZA SONHO DE CRIANÇA COM CANCRO
Faça chuva ou faça sol, fãs de Taylor Swift não arredam pé
Muitos são os fãs que fazem fila para aguardarem a abertura de portas no Estádio da Luz, em Lisboa. Algumas imagens mostram até alguns dos ‘swifties’ bem preparados, com tendas, chapéus e tudo o que necessitam enquanto esperam pelo seu maior ídolo. E é caso para dizer que os fãs da cantora não arredam pé, faça chuva ou faça sol, todos querem garantir o seu lugar.
“Tenho a dizer que na última quinzena esteve tempo de chuva, fazia frio e vento. A Taylor Swift vem a Portugal e no próprio dia do concerto o tempo muda! Coincidência?”, diz Samuel Jorge, de 28 anos, ao site do Fama Show, em jeito de brincadeira.
Concerto conta com 45 canções, 16 looks e… muitas missangas!
Como já lhe demos conta, o espetáculo conta com quase três horas de canções e várias mudanças de visual por parte de Taylor Swift. Mas há também algo que não pode faltar no concerto em Lisboa e que não faltou nas outras capitais europeias: pulseiras da amizade. Sim, leu bem! E feitas com missangas.
É tradição que os fãs façam as suas pulseiras com missangas dias antes do espetáculo, para depois as trocarem com outros admirados. “A Taylor referiu-se às pulseiras da amizade numa música do álbum ‘Midnights’, a partir daí os fãs pegaram nisso e agora temos pulseiras para trocar com os ‘swifties’ no concerto”, explica Samuel Jorge.
“É uma daquelas músicas que eu sinto que é mesmo dedicada aos fãs, em que ela diz que temos de agarrar as coisas para as eternizarmos na nossa memória. Mas as pessoas levaram isto muito a sério”, acrescenta Patrícia Abreu, referindo-se ao tema You’re on Your Own, Kid.
CERVEJA DE PENÁLTI. COMPORTAMENTO DE TAYLOR SWIFT GERA CRÍTICAS: “HÁ CRIANÇAS A VER ISTO!”
Podemos dizer que o sucesso da artista se mede através de todos estes pequenos pormenores, desde uma pequena missanga até aos cristais Swarovski com que pediu para que o seu camarim no Estádio da Luz estivesse decorado.
Aos 34 anos, é dona de uma fortuna de mais de mil milhões de dólares, de acordo com a revista Forbes. Mas, para os fãs, o importante são mesmo estes detalhes que contam deste o primeiro dia da sua carreira e que estão presentes em cada música.
“Acho que este sucesso se deve muito às letras das canções que ela escreve, é uma poetisa. Canta sobre a experiência de vida dela, mas só revela aquilo que quer”, sublinha Mariana Reis.