Letizia, de 51 anos, é uma das figuras da realeza mais inspiradoras para quantos a acompanham por todo o mundo. Fala-se muito da relação com o rei Felipe VI e das filhas, como é o caso da nova vida militar da princesa Leonor, mas pouco se fala sobre o passado da rainha de Espanha.
Aos 17 anos, a antiga jornalista apaixonou-se pelo seu professor de literatura, Alonso Guerrero, na altura com 27 anos. A idade não foi um problema e, em agosto de 1998, a paixão de ambos culminou em casamento. A cerimónia foi bastante íntima, que decorreu em Badajoz, a cidade natal do noivo, e foi conduzida por Manuel Jesús Morán, um amigo próximo de Alonso.
Contudo, o matrimónio do casal não durou nem dois anos. Letizia e Alonso separaram-se exatamente 18 meses depois de terem dado o nó. No livro Letizia, Uma Mulher Real (em tradução livre para o português), Carmen Duerto, a autora da obra, refere que esta rutura foi uma das situações que moldou a personalidade da rainha de Espanha.
De acordo com a revista Lecturas, alguns familiares e amigos próximos chegaram a comentar que Letizia sofreu muito e perdeu vários quilos que nunca conseguiu recuperar, tudo por culpa de alegadas “terceiras pessoas” naquela relação.