Este sábado, dia 10 de setembro, e dois dias depois do anúncio da morte da rainha Isabel II, Carlos foi proclamado enquanto o próximo rei do Reino Unido, que subirá ao trono ao lado da mulher, Camilla Parker Bowles, a rainha consorte.
No entanto, não é por ser rei que Carlos III se prepara para herdar a fortuna da mãe. Como é o filho primogénito, tudo o que era de Isabel II passa para si, e em termos monetários, estamos a falar de uma herança que ronda os 447 milhões de euros. E com uma ressalva: isentos de quaisquer impostos.
Como escreve o Jornal Expresso, Carlos III vai vai herdar a fortuna privada da mãe sem ter de pagar imposto sucessório, ou seja, sem ter de prestar contas ao governo britânico.
A reação dos filhos de William e Kate ao saberem da morte da bisavó, Isabel II
E tudo isto graças às regras que foram aprovadas em 1993 e que estipularam que o herdeiro da coroa ficaria isento de pagar este imposto sucessório ao receber o património do anterior monarca, como recorda a revista MAGG. No Reino Unido, a herança de bens com valores a partir de 373 mil euros está sujeita a um imposto sucessório de 40%, mas isso não irá acontecer a Carlos III.
Antes da morte de Isabel II, a fortuna do atual rei, pai de William e de Harry, já estava avaliada em cerca de 100 milhões de euros.
Filhos de Harry e Meghan passam a ser príncipes. Conheça os novos títulos da família real britânica