Numa iniciativa SIC/SIC Esperança, a Altice Arena foi na noite desta quarta-feira, 8 de junho, o palco de um espetáculo de cariz bastante solidário, e de apoio ao povo ucraniano. ‘Pela Ucrânia, Com Amor‘ reuniu um conjunto de artistas nacionais e ucranianos, assim como muito público que se solidarizou com a causa. E claro que várias caras SIC fizeram questão de também marcar presença.
Entre esses rostos, Júlia Pinheiro, apresentadora das tardes da estação de Paço de Arcos, foi a anfitriã do espetáculo, naquele que considerou com um evento muito especial: “Ninguém acreditaria que no século XXI estivéssemos a viver uma guerra, portanto estar aqui a defender a ideia da paz é para mim, pessoalmente, da máxima importância. E depois há aqui muita ternura, muita compaixão e muito calor, alegria e esperança. Só falta uma palavra: paz. E não vamos desistir dela“, enfatizou a comunicadora.
José Raposo, Bento Rodrigues, Bárbara Guimarães, Maria Dominguez, José Figueiras, Sofia Fernandes, Francisco Pedro Balsemão, CEO SIC, Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, ou ainda o jornalista José Milhazes foram outros dos rostos a marcar presença no evento, alguns com um papel muito especial.
Entre eles, a declamação de poesia, pela voz do jornalista do Primeiro Jornal, ao lado do ator José Raposo e de Bárbara Guimarães. A apresentadora, que em março se deslocou até à Polónia para ajudar uma equipa de voluntários, não conseguiu esconder a emoção de poder agora continuar a apoiar o povo ucraniano, mesmo que à distância.
“A SIC sempre foi, e continua a ser, um canal de esperança”, começou por referir. “Este amor com que se une à Ucrânia é para demonstrar isso mesmo, e a tempo inteiro. Porque às vezes nós criamos esta ligação gigante, em que queremos todos a paz, em que somos todos cidadãos com os mesmos direitos, e lutamos por isso, mas temos de o fazer todos os dias. Por isso é que é agora! Juntei-me a um grande jornalista e a um grande ator para ler poesia ucraniana, para juntos dizermos ‘basta’“, assumiu.
Por entre cantores, Ivo Lucas, Carolina Deslandes, Ana Bacalhau ou Salvador Sobral foram os artistas nacionais a unirem-se a esta nobre causa, através da língua universal: a música.
“Este convite foi uma honra, e é sempre tão bom quando podemos trazer aquilo que sabemos fazer de melhor, a música, e com isso poder ajudar quem agora mais precisa, dar-lhes um carinho e um conforto, nem que por breves horas, mas que sejam sempre boas. A música congrega, e vamos continuar a fazer por isso“, referiu Ana Bacalhau, jurada do programa ‘Ídolos‘, aos sábados, na SIC.
Todas as verbas angariadas vão servir para apoiar hospitais de quatro cidades ucranianas. Fique com algumas imagens do concerto e de bastidores.
As imagens (e os bastidores) do concerto solidário ‘Pela Ucrânia, Com Amor’