Bárbara Guimarães partiu esta semana para a Polónia com uma missão: entregar bens de primeira necessidade e trazer 45 refugiados da guerra na Ucrânia. A apresentadora, que integra um grupo de sete pessoas que viaja numa carrinha, tem partilhado atualizações, conquistas e reencontros que terminaram numa promessa muito especial.
Na passada sexta-feira, 18, o grupo visitou campos de refugiados na Polónica, entre eles Przemysl e Korczowa, para deixarem os medicamentos e material médico.
A fronteira com a Ucrânia era a próxima direção onde muitos refugiados tomam diferentes decisões: ficar pelo país, fugir com a família ou permanecer e dar alento em situações críticas. Tal como o voluntário que toca piano, enquanto as pessoas aguardam nas filas para passar a fronteira.
Ao Fama Show, o rosto da SIC não hesita em destacar um momento emocionante. Bárbara Guimarães encontrou Natália, uma ucraniana que fugiu com as filhas do país, deixando o marido para trás. Mais tarde, numa estação de comboios, Bárbara Guimarães reconhece e abraça família, como pode ver nas imagens abaixo.
O reencontro, segundo confessou a apresentadora, culminou numa promessa. “Não há duas sem três“, disse Natália que assegurou que se voltariam a encontrar num jantar na sua casa na Ucrânia. “São uma lição de coragem e persistência. Os que ficam e vão para a guerra. E todos os que são obrigados a partir levando na cabeça a hora de voltar. Com os pés na terra e o coração no sítio certo, é preciso reconhecer que estas são as coisas realmente importantes na vida. A coragem e a persistência vencem sempre“, sublinhou Bárbara Guimarães nas últimas horas desta sexta-feira, depois de passar por Nuremberga, a cidade alemã que conseguiu reconstruir-se.