Bárbara Branco vive a sua primeira protagonista na SIC na novela Flor Sem Tempo, que estreou esta segunda-feira, 30 de janeiro. Na trama, a atriz dá vida a Catarina, uma jovem determinada que busca pela mãe desaparecida e que acaba por viver um grande amor ao lado de Vasco, personagem interpretada por Francisco Froes.
Em conversa com os jornalistas, em noite de estreia, a artista assumiu estar focada neste novo projeto e revelou o que está a ser mais desafiante para si. “Acho que a dificuldade nesta personagem é ir sempre resgatando este lado solar, fresco, livre e feliz”, começou por referir.
“Para mim, Bárbara, está a ser mais difícil gerir o cansaço, são muitas horas a gravar, muitas horas em estúdio […] Mas estou super motivada, super focada e tenho a sorte de estar muito bem rodeada quando coloco os pés em estúdio. É um elenco extraordinário que ajuda a suportar as horas de cansaço e que dá uma leveza e uma alegria na hora de trabalhar”, salientou.
>> ‘FLOR SEM TEMPO’ JÁ CHEGOU! ELENCO REUNIU-SE PARA ASSISTIR À ESTREIA
Bárbara Branco destacou ainda o bom entendimento com Francisco Froes e promete um casal que vai cativar os telespectadores. “Está a ser muito fixe porque nos demos logo muito bem de princípio, ligámo-nos muito bem. Nós trazemos também este lado simples e genuíno para as personagens. Eu acho mesmo que as pessoas vão gostar deste casal e se vão ligar a eles porque têm uma energia muito semelhante, no sentido em que encontram um no outro um porto de abrigo, um refúgio”, explicou.
Em Flor Sem Tempo, a atriz trabalha também pela primeira vez ao lado de Albano Jerónimo, que dá vida ao seu pai na ficção, e não podia estar mais feliz. “É uma sorte. Ele tem uma forma muito peculiar de trabalhar, é muito leve. No nosso núcleo familiar, nós seguramo-nos muito a esse lado dele, muito brincalhão, muito leve, muito infantil, às vezes, e portanto tem sido uma alegria enorme”, contou.
A jovem destacou ainda o restante elenco de luxo, que conta com nomes como Joana Santos, José Wallenstein, Alexandra Lencastre e Rita Blanco. “Trabalhar às vezes, 12 horas por dia e durante essas 12 horas aprender com quem realmente faz isto há muitos anos e faz isto muito bem, é uma sorte e um privilégio. Calhou-me assim o projeto perfeito”, sublinhou.
Por fim, a atriz falou ainda sobre o desafio de dar voz ao tema do genérico da trama, uma canção ouvida pela primeira vez na voz de Paulo de Carvalho, no Festival da Canção, em 1971. “O segredo para que isto corresse bem foi acompanhar-me da pessoa em quem eu confio para estas coisas, que é o FF. Pedi logo para me trazerem o FF para podermos trabalhar juntos a música. Para já, ele é um cantor incrível e depois ele tem um conhecimento musical, que é uma coisa que eu não tenho”, explicou.
“Eu canto por intuição, eu nem sequer sei o que eu estou a fazer quando estou a cantar e, portanto, precisava de alguém que me desse esse lado de conhecimento de causa e que me ajudasse também a dar uma volta à música porque não faz sentido imitar a versão do Paulo de Carvalho. Faz sentido honrá-la, mas não faria sentido imitá-la. O FF ajudou-me a dar também um cunho pessoal”, concluiu.
De referir que além de Flor Sem Tempo, Bárbara Branco está também em digressão pelo país com a peça Do Deslumbramento, ao lado de Miguel Seabra e Nuno Nunes.