Judi Dench, umas das mais conceituadas atrizes britânicas, revelou que já não consegue ler e escrever devido a uma doença visual degenerativa. Mas nem por isso, pretende deixar de representar. “Não me quero reformar. Não estou a fazer muito agora porque não posso ver. A situação está má”, revelou num programa da BBC, citada pelo jornal EL País.
A adaptar-se a uma nova rotina, a atriz, de 87 anos, recordou um episódio recente, onde dá conta das suas limitações.
“Fui a um jantar há algumas semanas, um jantar bem grande. Estava tão escuro que eu disse ao meu marido David, que estava ao meu lado, ‘eu tenho algo no meu prato?’ Ele disse sim. Eu disse: ‘É preciso cortar?’ E ele disse, ‘Sim.’ E eu disse, ‘Podes cortar?’ Ele cortou e entregou-me o garfo, e foi assim que eu comi”, confidenciou.
Desta forma, a artista procura encontrar alternativas para desempenhar o seu trabalho enquanto atriz e as mais diversas tarefas do dia-a-dia, recorrendo à memória fotográfica, por exemplo. A vencedora de um Óscar confessou ainda que conta com a ajuda de muitas pessoas que a rodeiam.
De recordar que foi no início de 2012 que Judi Dench revelou sofrer de uma doença visual degenerativa, que pode levar à cegueira total. Desde então, a atriz tem recorrido a tratamentos para diminuir a intensidade da doença, de modo a conseguir ler os guiões.