Emilia Clarke sofreu dois aneurismas enquanto gravava a famosa série ‘Game of Thrones’: o primeiro em 2011 e o segundo em 2013. Ambas as vezes exigiram longos períodos de recuperação.
“Faço parte de uma minoria muito, muito pequena de pessoas que conseguem sobreviver a isto”, disse a atriz em declarações ao Sunday Morning da BBC, citada pela Variety. “É notável que eu seja capaz de falar, às vezes de forma articulada, e viver a minha vida normalmente, sem absolutamente nenhuma repercussão”, acrescentou.
No entanto, a britânica de 35 anos explicou que há partes do seu cérebro que “desapareceram”. “Assim que qualquer parte deixa de receber sangue, ela desaparece. Aí, o sangue encontra um percurso diferente para se movimentar”, disse.
Como consequência dos dois aneurismas, Emilia Clarke sofreu de afasia (a perda de capacidade de expressão e de compreensão), chegando mesmo a não conseguir relembrar o seu próprio nome.
Desde então, a atriz – que já assumiu novos projectos na área da representação – criou uma organização não governamental, a SameYou, para ajudar a desenvolver um melhor tratamento de recuperação para sobreviventes de lesões cerebrais e derrames.