Alexandra Lencastre atravessa uma fase familiar difícil. A mãe da atriz foi diagnosticada com Alzheimer há quatro anos e, desde então, muita coisa mudou. Em declarações à revista Nova Gente, a veterana atriz contou como lida com a doença da progenitora.
“É difícil. É uma sensação estranha. Infelizmente, é uma doença com a qual custa lidar. Já conhecia casos de Alzheimer em pessoas próximas, mas não tinha a vivência da primeira pessoa”, começou por referir.
“Agora está a viver comigo. Tem autonomia, mas precisa de muita atenção. Precisa de cuidados redobrados. Os doentes com Alzheimer não se esquecem só das pessoas, esquecem-se também de hábitos. Já não me reconhece. É difícil. É a minha mãe. Não nascemos preparados para que os nossos pais se esqueçam de quem somos”, desabafou.
>> ALEXANDRA LENCASTRE CONFESSA: “HÁ QUATRO ANOS QUE NÃO CONSEGUIA IR À PRAIA”
Uma vez que doença de Alzheimer pode ser hereditária, a atriz de Flor Sem Tempo confessou ainda os seus receios. “Não me quero esquecer dos meus. Incomoda-me ou preocupa-me esquecer-me das coisas mais básicas”, assumiu.
Por fim, Alexandra Lencastre destacou que tenta lembrar-se dos “bons momentos” que passou com a mãe e referiu a importância do trabalho nesta fase. “O trabalho até me distrai. Claro que saio de casa com uma preocupação extra, mas tenho o apoio do meu pai e do meu irmão. Sempre fui próxima da minha família, mas isto aproximou-nos ainda mais”, sublinhou.