Marco Paulo, um dos artistas mais reconhecidos no nosso país, já leva 56 anos de carreira e a sua vida vai ser contada numa minissérie, produzida pela Coral Europa para a SIC, que reúne um elenco de luxo com Diogo Martins e Fernando Luís a interpretar o cantor em diferentes fases da sua vida.
Desde a infância numa vila alentejana, a paixão pela música, o impacto da Guerra do Ultramar na sua carreira e a luta contra o cancro. Estes são apenas alguns dos momentos mais marcantes que fazem parte da sua história:
Saiu de Mourão com cinco anos
Marco Paulo é apaixonado por Mourão [distrito de Évora], a terra que o viu nascer no dia 21 de janeiro de 1945, apesar de ter saído da vila aos cinco anos. A vida nem sempre foi fácil, mas o menino pobre, com a quarta classe, virou um dos mais consagrados artistas portugueses.
Em entrevista ao Diário de Notícias, Marco Paulo contou que começou a trabalhar aos 14 numa farmácia e depois em dois escritórios, em Alenquer e no Barreiro. A vida familiar também teve os seus altos e baixos: o pai do cantor nunca aceitou que o filho fosse artista e recusou-se a dar-lhe um beijo desde que iniciou a sua carreira.
Carreira interrompida pela Guerra do Ultramar
O cantor nunca gostou de estudar. A sua mente estava sempre na música. Fez tropa em Beja, Leiria e Estremoz e foi aí que, como contou ao Expresso, um colega lhe deu um tiro na cabeça, com uma pressão de ar, numa brincadeira para o assustar.
As más notas levaram-no para a Guiné-Bissau, onde esteve durante dois anos. Marco Paulo (que já tinha gravado discos na altura) nunca deixou de cantar, inclusive nos aniversários dos camaradas, mas teve receio que quando regressasse a Portugal já não pudesse dar seguimento à sua carreira.
O primeiro cancro no abdómen em 1996
Marco Paulo enfrentou um cancro no abdómen, em 1996, e não no cólon ou no intestino, como foi muito noticiado na imprensa. Esteve à beira da morte: os médicos deram-lhe três meses de vida, como o próprio referiu em conversa com Daniel Oliveira, no ‘Alta Definição’, da SIC.
O cantor voltou a enfrentar a doença, desta vez na mama [extremamente raro nos homens e que afeta apenas 1% do sexo masculino], em 2019. Voltou a vencer o tumor. Entretanto, há cerca de dois anos, perdeu a visão durante um mês e meio na sequência de um princípio de AVC.
Agora, aos 77 anos, Marco Paulo luta novamente contra um cancro. O também apresentador foi diagnosticado com um tumor no pulmão, terá de fazer tratamento e encara este problema oncológico com fé e força de vencer, tal como nas duas batalhas anteriores.