O Halloween já lá vai e Mariah Carey foi ‘descongelada’ na sua mensagem de Natal, validando as montras que começam a dominar nos centros comerciais. Se tiver vontade de montar a árvore de Natal este fim de semana, não estranhe: All I Want for Christmas is You está de volta, ainda antes do verão de São Martinho.
>> 1. Canção faz parte do álbum Merry Christmas
A canção foi o single de apresentação para Merry Christmas, quarto album de Mariah Carey, lançado a 29 de outubro de 1994. Mariah, então com 25 anos, não o queria fazer, achava que era o tipo de coisa para artistas com a carreira estagnada.
>> 2. Foi o ex-marido que a convenceu a cantar a música
Acabou por ser convencida por Tommy Mottola, seu marido na altura e CEO da Sony Music, que a tinha contratado anos antes para uma das editoras do grupo. Tommy participa na versão original do vídeo, entregando-lhe um presente, vestido de Pai Natal.
>> 3. Nunca imaginou no sucesso que teria All I Want For Christmas Is You
Apesar da sua visão para o negócio, nem Tommy idealizou o produto final que acabou por ter em mãos: o plano da editora era fazer apenas um álbum de versões de clássicos de Natal. Foi a inspiração de Mariah que a levou a criar um tema original e o resto é história.
>> 4. Canção foi gravada em pleno verão
A canção acabou por ser gravada em agosto, mas com árvores de Natal e luzes para dar o ambiente certo à interpretação. O ar condicionado também estava suficientemente frio e chegaram a pensar em trazer neve artificial, ideia que acabaram por abandonar.
>> 5. All I Want For Christmas Is You terá sido escrita em 15 minutos
Reza a lenda que a canção foi escrita em cerca de 15 minutos, por Mariah e o compositor Walter Afanasieff. E enquanto outros temas do álbum foram gravados com banda, All I Want for Christmas is You foi feito no computador de Walter, porque soava melhor assim.
>> 6. De Justin Bieber a Demi Lovato, todos quiseram fazer parte
Além da versão original, existe uma ‘extra-festiva’, que Mariah incluiu no seu segundo disco de Natal, além de um dueto com Justin Bieber. Isto sem falar na lista interminável de covers, que vão de Shania Twain a John Mayer, Demi Lovato ou My Chemical Romance.
>> 7. Canção só chegou aos tops 25 anos depois de ser lançada
No ano em que saiu, o single não foi além do 12º lugar do top 100 da Billboard, que incrivelmente só viria a liderar 25 anos depois, em 2019. Foi então a 19ª vez que subiu a esse degrau mais alto, deixando-a apenas atrás dos Beatles.
>> 8. Êxito de Mariah já rendeu mais de 60 milhões de dólares
Além de ser uma máquina de fazer dinheiro (mais de 60 milhões de dólares em direitos), a canção bateu três recordes do Guinness, relacionados com os tops norte-americano, britânico e do Spotify. Este último foi perdido em 2019, sendo recuperado no dia de Natal do mesmo ano.
>> 9. Até as cabras adoram Al I Want For Christmas Is You
As cabras adoram-na. Em 2010, um pastor britânico descobriu que as suas cabras produziam mais leite quando estavam a ouvir esta canção em rotação, quando comparada com The Chipmunk Song (Christmas Don’t Be Late), de Alvin and the Chipmunks.