Cláudia Raia decidiu fazer um pedido de desculpa publicamente este domingo, 14 de setembro. Em causa está o facto da atriz ter chamado a atenção de um homem que assistia à sua peça "Cenas da Menopausa", que já apresentou, inclusive, em Portugal. O episódio aconteceu no Teatro Claro Mais, em São Paulo.
Através de um vídeo publicado nos stories, Claudia contou que tudo não passou de um "mal-entendido" com um espetador, que é portador de deficiência com baixa visão e que estava a usar um "recurso de audiodescrição" através do telemóvel. A atriz explicou que "não foi avisada" e, por isso, "chamou-o à atenção".
Claudia disse ainda que o convidou, posteriormente, para assistir a uma nova sessão do seu espetáculo, protagonizado por ela e pelo marido, Jarbas Homem de Mello. A brasileira quis aproveitar "para lembrar a todos que a audiodescrição é um recurso cada vez mais moderno e necessário de acessibilidade", pedindo mais uma vez desculpa.
O episódio chamou a atenção depois de Rodolfo - que gere a página Popcórnea, juntamente com a companheira, Monique - ter contado o que aconteceu: "Num momento de interação com a plateia, a Cláudia Raia apontou para mim e pediu que eu tirasse os fones, acreditando que eu estava a ser desrespeitoso ao ficar com o telemóvel na mão durante o espetáculo", contou, referindo que houve "olhares de julgamento", mas que, entretanto, Jarbas explicou que se tratava do tal recurso.
"O constrangimento foi grande. Nem mesmo a protagonista em cena, com a grandeza da sua influência, soube apoiar e dar voz a este movimento tão importante para ampliar o acesso das pessoas ao teatro, que no nosso país já é restrito. Este acontecimento mostra algo maior: a inclusão ainda é uma cortina que insiste em fechar-se, não só no teatro, mas na vida em sociedade. Quando conseguirmos abri-la de verdade, revelaremos uma cena em que todos podem participar e pertencer, sem medo e sem julgamento", acrescentou. Já na caixa dos comentários, o casal esclareceu que Claudia Raia também fez um pedido de desculpa "em privado".