Depois de uma passagem pelo Reino Unido que ficou marcada por um encontro com Carlos III, o príncipe Harry apareceu de surpresa em Kiev, esta sexta-feira, 12 setembro. De acordo com o jornal The Guardian, o príncipe visitou a capital da Ucrânia a pedido do governo ucraniano para ajudar os feridos resultantes da guerra com a Rússia.
Harry integra a comitiva da Fundação Invictus Games, que tem como objetivo ajudar à recuperação de veteranos de guerra através do desporto.
"Não podemos parar a guerra, mas o que podemos fazer é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar no processo de recuperação”, destacou o duque de Sussex, em declarações ao The Guardian.
"Podemos continuar a humanizar as pessoas envolvidas nesta guerra e o que elas estão a passar. Temos de manter isso em mente. Espero que esta viagem ajude a fazer com que as pessoas entendam isso, porque é fácil ficar insensível em relação ao que está a acontecer", referiu ainda.
Segundo o The Guardian, estimava-se, no início do ano, que a guerra na Ucrânia já tinha deixado cerca de 130 mil pessoas com deficiências permanentes.
Recorde-se que o conflito começou em fevereiro de 2022.
Veja as imagens: