Foi há oito anos que Portugal venceu o Festival da Eurovisão. Salvador Sobral, conquistou a Europa, com a sua voz e o tema Amar pelos Dois. A final decorreu em Kiev, na Ucrânia, e a música portuguesa foi a favorita do júri e do público ao conquistar 758 pontos, a maior pontuação de sempre no certame.
"Queria dizer que vivemos num mundo de música descartável e sem qualquer conteúdo. Acredito que esta possa ver uma vitória para a música, para as pessoas que fazem música com algum significado. A música não é fogo de artifício, a música é sentimento. Vamos tentar mudar isto e trazer a música de volta", afirmou Salvador Sobral instantes após ter conquistado o tão desejado primeiro lugar do pódio.
Quem também subiu ao palco da Eurovisão, para receber o troféu, foi Luísa Sobral, autora e compositora do tema que conquistou os fãs da Eurovisão.
De salientar que esta terça-feira, 13 de maio, Portugal disputa a semifinal do certame deste ano. Os NAPA vão representar as cores portuguesas com o tema Deslocado.