O que é o Hantavírus que matou a mulher de Gene Hackman e que é transmitido por roedores?

O ator e a mulher, Betsy Arakawa, foram encontrados sem vida em casa, contudo morreram de causas diferentes.

Gene Hackman e Betsy Arakawa
Gene Hackman e Betsy Arakawa
Donaldson Collection/Michael Ochs Archives/Getty Images

Famosos

Tal como noticiado este sábado, 8 de março, a causa da morte de Gene Hackman, 95 anos, deveu-se a doença cardiovascular grave e também por conta de Alzheimer avançado de que sofria. Já a sua mulher, Betsy Arakawa morreu após ter contraído Hantavírus.

Mas, afinal, que vírus é este? A pianista de 65 anos desenvolveu a síndrome pulmonar por Hantavírus, que é considerada uma doença pouco comum, mas grave, de acordo com as informações da CBS News.


Esta síndrome, que afeta os pulmões e que pode levar a dificuldades respiratórias, é desenvolvida pelo Hantavírus, transmitido por roedores, como ratos silvestres. Os sintomas incluem febre, dores musculares, fadiga e ainda tosse. "A pessoa pode morrer rapidamente, dentro de 24 a 48 horas, sem tratamento médico", revelou a médica legista, citada pelo mesmo site.


Recorde-se que também um dos cães do casal foi encontrado morto, contudo este vírus não afeta os cães. Para além disso, a mulher terá morrido uns dias antes do ator e este poderá não ter dado conta devido ao estado avançado de Alzheimer.