Juan Carlos tem "nova tradição" nas suas festas de aniversários - onde Felipe VI é excluído

Foi no início do ano que o monarca emérito completou 87 anos, tendo sido agora reveladas imagens da celebração que contou com as infantas Cristina e Elena. Já o atual rei e a mulher, Letizia, ficaram de fora.

Rei Emérito Juan Carlos
Rei Emérito Juan Carlos
(Getty Images)

Famosos

Novas notícias sobre as relações familiares dentro do seio da realeza espanhola. Agora, depois do aniversário do rei emérito, Juan Carlos I, que completou 87 anos no passado dia 5 de janeiro.

O antigo monarca quis ter, uma vez mais, uma 'festa a altura', criando uma "nova tradição" em torno desta celebração... e onde um dos filhos fica de fora.


Como escreve o El País, o ex-marido da também rainha emérita Sofía continua a residir em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, local para onde se mudou há mais de quatro anos, para evitar mais escândalos com o seu património, e que os mesmos afetassem a coroa.

Totalmente adaptado à sua nova rotina e ao espaço que agora habita, Juan Carlos parece agora ter adquirido a tradição de realizar grandes festas de aniversário, que contam sempre com a presença dos familiares e amigos mais próximos. Tradição ao ponto de se tornar capa da revista Hola!, que esta quarta-feira, 22 de janeiro, foi para as bancas em Espanha.

Tal como pode ver abaixo, a revista mostra uma fotografia do ex-monarca ao lado das duas filhas, a infanta Elena e a infanta Cristina, e dos respetivos filhos. Por outro lado, Felipe VI, a mulher, Letizia, e as duas netas, Leonor e Sofía, foram excluídas.

O artigo da revista espanhola é assinado por Laurence Debray, escritor francês e biógrafo do rei emérito, que avançou com todos os detalhes desta comemoração.

Juan Carlos, que atualmente vive "mais isolado" em Abu Dhabi, conta, assim, com esta data para quebrar com o seu período de maior solidão, é dito.

A festa de anos terá começado na véspera, a 4 de janeiro, no restaurante chinês do hotel Emirates Palace, ainda que tudo tenha decorrido de forma "bastante informal". Houve direito a bolo (não tão significativo como o do ano passado, que foi, inclusive, cortado com uma espada), mas todos soprado as velhas em conjunto com o monarca emérito.

Já sobre a ausência do filho do meio, e atual rei, é dito que Juan Carlos I "lamenta silenciosamente" o facto de Felipe VI não estar presente, ainda que tal situação "não surpreenda ninguém".

Como também seria de esperar, Sofía, a ex-mulher, também não foi uma das convidadas desta celebração.