É uma imagem que já se tornou viral e que está a gerar controvérsia em França. Trata-se de um registo onde o presidente francês, Emmanuel Macron, surge receber um beijo da ministra francesa do Desporto, Amélie Oudéa-Castéra.
O momento foi captado na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris e chamou a atenção da revista francesa Madame Figaro, que apelidou o beijo de “estranho”. Na fotografia, é possível ver Oudéa-Castéra com o braço à volta do pescoço do presidente francês, enquanto a cabeça de Macron repousa sobre a sua.
Nas redes sociais, gesto também não passou despercebido e as reações multiplicaram-se. “As Olímpiadas criam laços”, escreveu uma internauta no X, antigo Twitter. “Pelo menos alguém ama o presidente, é bom ver”, brincou um segundo nternauta. Por outro lado, houve quem fosse mais crítico, lembrando que Macron e a ministra francesa são casados. “Acho esta foto indecente, não é digna de um presidente e de um ministro”, pode ler-se.
Recorde-se que o presidente francês mantém uma relação com Brigitte Macron, sua esposa desde 2007, enquanto Amélie Oudéa-Castéra é casada com o diretor executivo das Finanças, Frédéric Oudéa, com quem trocou alianças em 2006.
Macron, Amélie Oudéa-Castéra et Attal après la cérémonie d'ouverture des JO (Photo: Odd Andersen/AFP) pic.twitter.com/0aLZdXqon3
— Nils Wilcke (@paul_denton) July 27, 2024
.