O discurso da Princesa Leonor na visita a Portugal: “Estava ansiosa por esta viagem e estou muito feliz”

A herdeira da coroa espanhola foi recebida por Marcelo Rebelo de Sousa nesta sexta-feira, 12 de julho, e condecorada com a Ordem Militar de Cristo.

(Horacio Villalobos/Getty Images)
(Horacio Villalobos/Getty Images)

Famosos

A princesa das Astúrias, Leonor de Borbón y Ortiz, herdeira da coroa espanhola, foi recebida nesta sexta-feira, 12 de julho, por Marcelo Rebelo de Sousa naquela que é a sua primeira visita oficial. O convite foi feito pelo próprio Presidente da República e teve como objetivo a discussão sobre a proteção do ambiente e a conservação dos oceanos.

Sensivelmente por volta do meio-dia, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a princesa no Palácio de Belém. A jovem teve direito a honras militares, depois de se ter dirigido ao túmulo de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, no qual depositou uma coroa de flores. Logo depois, Leonor foi condecorada com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo.

Pela hora do almoço, a princesa das Astúrias reuniu-se com várias personalidades nacionais à mesa. A ocasião levou ao primeiro discurso de Leonor em território português: “Há dez anos, este querido país foi o primeiro destino dos meus pais como reis de Espanha. Obviamente, é também especial para mim estar aqui, hoje“, começou por dizer.

PRINCESA LEONOR EM PORTUGAL – DA PASSAGEM POR BELÉM À VISITA AO OCEANÁRIO

E eles, que vieram cá em diversas ocasiões, falaram-me com muito afeto e saudade das visitas a Portugal, do carinho que receberam nas ruas e de como sempre os fizeram sentir-se sempre em casa. Assim, sinto-me eu hoje. Estava ansiosa por esta viagem e estou muito feliz“, deixou a certeza a princesa Leonor.

Portugal e Espanha partilham uma vizinhança que ultrapassa a mera proximidade geográfica. É uma vizinhança que contempla muitas dimensões e que se traduz numa amizade sincera, de respeito profundo e mútuo entre ambos os países“, fez ainda questão de mencionar.

Ora espreite parte do discurso abaixo: